Resenha - De Coração para coração

sexta-feira, 9 de janeiro de 2015
Título: De coração para coração.
Autor (a): Lurlene McDaniel.
Editora: Novo Conceito.
Número de páginas: 208.


Por: Brenda Sousa.

"Sou esperta o suficiente para entender que a vida é definida por momentos decisivos que, em sua maioria, não são planejados ou esperados."
De coração para coração - Lurlene McDaniel.


"De coração para coração" é um livro que trata especificamente da questão da doação de órgãos. Elowyn é uma adolescente como qualquer outra da sua idade, que já possui carteira de motorista e gosta de dividir pela cidade com sua melhora amiga, Kassey. Ao tirar sua carteira de motorista, Elowyn havia marcado a opção "Doadora de órgãos" sem que ninguém fosse informado, nem mesmo sua melhor amiga. O fato é descoberto no pior momento possivel, e gera uma grande discussão entre a família, uma discussão sobre a importância do assunto para muito além do livro. 

Do outro lado da história está Arabeth. Uma garota de 16 anos com problemas de coração, precisando de um transplante e nunca pôde brincar normalmente, correr, ter amigos e sair sozinha. Passou sua vida inteira cercada dos pais, cheia de proteção e restrições dos médicos. O caminho de Arabeth e Elowyn se encontram no momento em que Elowyn sofre um acidente de carro e a família se depara com a doação de órgãos. A família de Arabeth recebe um telefonema informando, por fim, que há um coração disponível e compatível com a garota e os pede para ir ao hospital. 

Até então, a doação do órgão é feita de forma anônima e a família de Arabeth não tem contato com os doadores. Após a realização do transplante, Arabeth desenvolve gostos e hábitos que nunca tivera antes e tanto ela quanto as pessoas mais próximas começam a estranhar. Teria o coração afetado o comportamento de Arabeth? Mas por que? 

É um livro tranquilo de ler, porém traz importantes reflexões dentro do mundo egoísta que vivemos hoje. Trata de um assunto que poucos livros discutem diretamente e de uma forma que chama a atenção com uma pitada de "fantasia". A reunião entre as famílias nos mostra o quão delicada é a questão da doação de órgãos, os aspectos envolvidos, de que forma a situação pode se desenvolver e qual a forma mais sensata de lidar com os fatos, uma vez que, ao mesmo tempo que de um lado há alguém feliz por ter recebido algo que nunca teve (um bom coração), do outro lado há alguém que perdeu algo muito especial para fornecer isso. É uma leitura importante e acho que vale muito apena ler de coração e mente abertos, procurando relacionar diversos aspectos com o nosso dia-a-dia corrido e cheio de "problemas". 


0 Comentários | BLOGGER
Comentários | FACEBOOK

0 comentários:

Postar um comentário

 
© Postando Trechos, VERSION: 02 - Dentro do céu - Agosto/2016. Todos os direitos reservados.
Criado por: Maidy Lacerda
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo