Resenha - Em busca de WondLa

sexta-feira, 16 de janeiro de 2015
Por: Denise Miranda

Imagine se o planeta Terra daqui a muitos e muitos anos passasse a se chamar Orbona. Imagine também que a civilização que conhecemos mudou completamente. Será que os robôs terão tomado conta de tudo? Ou será que outros seres, frutos da evolução, serão a maioria, enquanto nós, seres humanos, deixaremos de existir?

A obra “Em busca de WondLa” narra a história de Eva Nove, uma garota de doze anos que vive com Mater, sua robô e “mãe” dentro de um Santuário abaixo da terra, local onde recebe treinamentos para um dia conseguir sobreviver na superfície. Ambas tem um bom relacionamento, apesar de alguns pequenos desentendimentos, pois Eva sonha em ir explorar o universo acima o mais rápido possível para poder encontrar seus semelhantes, o que Mater sempre tentou evitar, afirmando que o momento dessa experiência chegaria no futuro.

Certo dia, ao ouvir ruídos enquanto estava com seus brinquedos em um esconderijo secreto, Eva percebe que sua casa é alvo de uma invasão. Rapidamente ela encontra a robô, que lhe passa algumas instruções e informa que a hora de ir para a superfície finalmente chegou. Sozinha e sem experiência alguma, a garota é surpreendia por um universo totalmente novo e diferente daquele que conheceu em seus treinamentos.

Apenas com uma fotografia antiga de uma menina, um robô e um homem, que tem uma frase quase indistinguível a não ser pelas palavras “WondLa”, guardada com muito cuidado, um Onipod – aparelho que contém e captura muitas informações sobre o ambiente e sobrevivência - e mais alguns pertences, Eva tenta fugir de Feraptor, o predador que destruiu sua casa, mas acaba sendo pega e levada a uma região da floresta, onde conhece Andríllio, um bípede muito incomum que também está preso e vira seu amigo. Os dois conseguem fugir do local e começam uma grande jornada.

No "cativeiro" ainda conhecem Otto, um beemonte (que é "traduzido" pela menina como urso d’água) muito bom e que vira o “bicho de estimação” da garota e depois de algum tempo reencontram Mater, que quase fora liquidada na invasão do Santuário. Juntos, os quatro se aventuram em busca de outros seres humanos, o que Eva chama de seu “WondLa”. Tudo parecia muito bem, até que um grande número de obstáculos começa a surgir em seus caminhos, dificultando a chegada ao destino final. Descobrem, também, uma relação intrigante de Orbona com a Terra e são obrigados a suportar a perda de alguém muito próximo e a aparição de Hailey, uma personagem misteriosa.

“Em busca de WondLa” conta com ilustrações lindas e criativas feitas pelo próprio escritor ao longo de toda a narrativa, além de ser um ponto de partida para pensarmos no que acontecerá com o futuro de nosso planeta. 
0 Comentários | BLOGGER
Comentários | FACEBOOK

0 comentários:

Postar um comentário

 
© Postando Trechos, VERSION: 02 - Dentro do céu - Agosto/2016. Todos os direitos reservados.
Criado por: Maidy Lacerda
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo