Resenha - Em Chamas

quinta-feira, 22 de janeiro de 2015
Título: Em Chamas
Autor (a): Suzanne Collins.
Número de páginas: 413
Editora: Rocco.


Por: Brenda Sousa

"Se você morrer, e eu continuar vivo, acaba a vida pra mim no Distrito 12. Você é toda a minha vida - diz ele. - Eu nunca mais seria feliz. - Começo a me opor, mas ele coloca um dedo nos meus lábios. - Para você a coisa é diferente. Não estou dizendo que não seria difícil."

Em chamas - Suzanne Collins


O segundo livro da trilogia "Jogos Vorazes" nos traz Katniss Everdeen e Peeta Mellark, vencedores dos últimos jogos em um ato inédito, no ano em que devem realizar sua visita a todos os distritos que perderam seus tributos. Como continuação do primeiro livro, desde o princípio é ressaltada a grande enrascada na qual Katniss se meteu ao terminar os jogos ameaçando que ela e seu companheiro, Peeta, se matassem. 

O presidente Snow a ameaça pessoalmente e exige que ele o convença de que toda esta história de "amantes apaixonados" ligada a ela e Peeta é realmente verdade. Katniss prefere não compartilhar isto com mais ninguém além de Haymitch, porém, num dos seus encontros com seu melhor amigo (e talvez um pouco mais) Gale, eles acabam combinando de fugir juntos e viver uma vida tranquila, longe dos jogos e do controle da capital. Plano que, muito em breve, precisa ser desfeito.

Se inicia o desfile e o primeiro distrito a ser visitado é o distrito 11. O distrito de Rue, a quem Katniss teve um grande carinho durante os jogos e morte pela qual se culpa de não ter podido evitar. Toda a sua equipe lhe prepara e, com toda a sua organização, Effie oferece a ela e a Peeta um discurso pré elaborado, afim de evitar que eles se metam em problemas. Porém, as coisas não seriam assim tão simples com Katniss e Peeta. Ambos fogem do discurso oferecido e fazem suas próprias homenagens à Rue e Thresh (tributos do distrito 11 mortos nos jogos). Esse ato de ambos leva a uma reação idêntica àquela recebida por Katniss quando se ofereceu para participar dos jogos no lugar de sua irmã e, em meio ao sinal de protesto, um senhor emite um som no meio da multidão, o qual é repetido por um tordo. Os pacificadores entendem este ato como agressivo à capital, talvez, e o atacam na frente de todos, passando por cima de quem fosse preciso. Katniss e Peeta são retirados do local, e neste momento ela é obrigada a compartilhar com seu companheiro a situação em que se encontram: ambas as famílias ameaçadas por causa de um ato impensado de ambos no final dos últimos jogos. 

Diante de toda essa confusão e da enrascada em que estão metidos Peeta e Katniss, se aproxima o terceiro Massacre Quaternário. O massacre quaternário acontece a cada 25 anos de jogos vorazes e seu funcionamento varia dos jogos normais. Com todos os problemas ocorrendo nos distritos e toda a raiva que vem se acumulando contra a capital, coincidentemente, o 3º massacre quaternário funcionará da seguinte forma: os tributos de cada distrito serão escolhidos entre os vencedores vivos de cada um deles, um homem e uma mulher, independente da idade. Assim que este anúncio é feito, Katniss se dá conta de uma coisa: o distrito 12 só teve dois ganhadores masculinos até então, Haymitch e Peeta, e uma única mulher, ela. Ela voltaria para a arena. A única dúvida era: teria que matar Peeta ou Haymitch? 

Confesso que fiquei surpresa com a volta para a arena. No início do livro imaginei que isto fosse acontecer, mas tinha afastado a hipótese depois de um tempo. A impressão que pode dar é que será um livro semelhante e repetitivo com relação ao primeiro da trilogia, porém a autora conseguiu criar uma forma de nos prender à história mais uma vez sem nos enrolar e trazendo novas e empolgantes surpresas. Novos tributos, novos personagens por quem torcer, novas angústias para viver. "Em chamas" não deixa a desejar quando comparado a "Jogos Vorazes" e termina também com aquele gostinho de quero mais, talvez ainda maior do que no primeiro livro. 

Dá para sentir a emoção dos personagens dentro da arena, dá para sofrer com o desespero de Katniss a cada minuto. É possível viver a curiosidade por onde estão todos, Gale, Prim, a mãe de Katniss, a família de Peeta e etc, como estão os distritos, o que está acontecendo fora da arena, especialmente pelo fato de o livro trazer Katniss como símbolo de esperança para toda a população e o seu tordo como elemento chave de todos os levantes e revoltas contra a capital. Assim, fica fácil notar que Katniss será perseguida pelos organizadores dos jogos até a sua morte, e parece que o tempo corre (piada interna para quem lembra das características da segunda arena. haha) quando estamos engolindo páginas e mais páginas do livro. 



Cena do filme "Em chamas".


Para quem se apaixonou por Katniss e sua garra no primeiro livro, vale muito a pena continuar e acompanhar a trilogia, assim como seus filmes. "Jogos Vorazes" foi adaptado para as telas do cinema em 2012, "Em Chamas" foi aos cinemas em 2013, em 2014 as telas receberam a primeira parte do último volume "A esperança" e 2015 trará a finalização da série com a parte dois do último volume. 



0 Comentários | BLOGGER
Comentários | FACEBOOK

0 comentários:

Postar um comentário

 
© Postando Trechos, VERSION: 02 - Dentro do céu - Agosto/2016. Todos os direitos reservados.
Criado por: Maidy Lacerda
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo