Resenha - Jogos Vorazes.

segunda-feira, 12 de janeiro de 2015
Título: Jogos Vorazes.
Autor (a): Suzanne Collins.
Editora: Rocco.
Número de páginas: 397.


Por: Brenda Sousa.

"Porque. às vezes, acontecem coisas com as pessoas com as quais elas não estão preparadas para lidar."
Jogos Vorazes - Suzanne Collins.

Na América do Norte pós terceira-guerra mundial, um cenário de horror e desigualdades extremas se apresenta como cenário de "Jogos Vorazes". A região agora é divida em 12 distritos e a capital, e cada distrito possui sua especialidade e seu nível de "riqueza" ou "pobreza", cada qual com suas regras, suas punições e seu monitoramento.

A muito tempo atrás, rebeliões e levantes criaram um caos na região, o qual foi controlado pela capital da pior forma possível, com muita violência e inúmeras mortes. Para que a população dos distritos jamais se esqueça de quem manda e quem obedece, foram criados então os jogos vorazes. Este é, por sua vez, um grande evento, transmitido para todo o país pela TV e controlado pelos idealizadores na capital. Compõem o jogo um garoto e uma garota de cada distrito (os escolhidos são chamados "Tributos"), entre 12 e 18 anos. Alguns possuem seus nomes no sorteio um número maior de vezes, uma vez que podem se candidatar a ganhar "recompensas" que possam ajudar a sua família, fazendo com que sua chance de ser sorteado para os jogos aumente.

A personagem principal chama-se Katniss Everdeen, e toda a história gira em torno dela e Peeta Mellark (tributos do distrito 12), Gale e alguns outros personagens que aparecem menos, porém não são em hipótese alguma menos importantes. Katniss havia posto seu nome no sorteio para os jogos 16 vezes, enquanto sua irmã mais nova, Prim, estava se candidatando pela primeira vez e, ainda assim, a pequena Prim foi sorteada. Desde a morte de seu pai, Katniss assumira o controle da família e prometera a si mesma que cuidaria de Prim e jamais permitiria que ela sofresse. Diante disto, ao ouvir o nome de sua irmã ser sorteado para os jogos, de imediato ela se candidatou em seu lugar, livrando a pequena irmã da morte e, consequentemente, chamando a atenção de todo o público. 

Peeta e Katniss são levados para a capital para serem apresentados ao público juntamente com os tributos dos outros distritos e passarem por um treinamento antes dos jogos. Quando convocada a mostrar suas habilidades para os idealizadores dos jogos a fim de conseguir um bom patrocínio, Katniss chama a atenção por sua rebeldia e coragem quando, ao ser ignorada, atira uma flecha na direção dos idealizadores, mirando a maçã que estava na boca de um porco assado em cima da mesa. Nesse momento começaram os seus problemas. 

Depois de toda a preparação, os tributos são levados para a arena e, conforme as regras, apenas um pode sair vivo dessa guerra. São 24 tributos que necessitam matar uns aos outros e sobreviver de forma selvagem até ser o último ser humano vivo na arena. Toda a ação começa a se desenvolver e aos poucos vamos torcendo por Katniss e querendo matar os outros personagens por ela. Em alguns momentos, é possível até ter uma sensação próxima a dela, mudar a respiração, viver momentos de tensão diante das páginas do livro enquanto a história se desenrola. 

São 397 páginas de ação, tensão, romance e curiosidade que prendem o leitor até o último momento. Um livro que um leitor que gosta de qualquer gênero pode se apaixonar e querer ler os seguintes da trilogia. Jogos Vorazes sabe balancear de tudo um pouco, prender a atenção do leitor sem enrolar e surpreender mesmo assim. Uma narrativa empolgante, com descrições perfeitas a ponto de nos fazer imaginar cada detalhe das cenas, sem ser cansativo ou massante. Suzanne Collins soube como trabalhar cada personagem da melhor forma possível, aproveitar suas contribuições e ligar cada ponto da história em um enredo incrível e apaixonante. 

"Jogos Vorazes" foi adaptado para as telas do cinema em 2012, sua sequência "Em Chamas" foi aos cinemas em 2013, em 2014 as telas receberam a primeira parte do último volume "A esperança" e 2015 trará a finalização da série com a parte dois do último volume. 


Cena do filme "Jogos Vorazes".

É uma leitura que traz algumas críticas sociais bem disfarçadas, aspectos do futuro que se assemelham bastante aos dias atuais e é uma leitura que vale a pena. Um livro que conquistou leitores de todas as idades e vem ganhando fãs e mais fãs a cada dia. 


Trecho do livro "Jogos Vorazes".

0 Comentários | BLOGGER
Comentários | FACEBOOK

0 comentários:

Postar um comentário

 
© Postando Trechos, VERSION: 02 - Dentro do céu - Agosto/2016. Todos os direitos reservados.
Criado por: Maidy Lacerda
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo