Resenha – Muncle Trogg – O menor gigante do mundo

sábado, 3 de janeiro de 2015
Por: Denise Miranda
Janet Foxley escreveu uma daquelas histórias infantis que cativam os mais crescidos. Muncle Trogg é um gigante. Bem, não um gigante comum, pois ele é bem pequeno perto de seu “Pá”, sua “Má” e de seu irmão mais novo, Gritt, e de todo o resto de seu povo.
“Muncle Trogg – o menor gigante do mundo” mora no Monte das Lamentações junto de sua família e frequenta a escola da cidade, local em que sofre preconceito dos outros alunos pelo seu tamanho. Quem comanda o Monte é o Rei e a regra da sociedade em que vivem é essa:
“Pequenotes são maus,
Pequenotes são seres fora da lei,
Se dissessem “Um gingante eu avistei”,
Matariam nossa Rainha e nosso Rei.
Esconda-se nas nuvens, esconda-se na pedreira.
Esconda-se nas minas, esconda-se de qualquer maneira.
Se os Pequenotes descobrissem nossa cidade,
Eles caçariam homens, mulheres e crianças, não importa a idade.”
Os “Pequenotes”, é claro, são os seres humanos, o Monte, é um vulcão adormecido. A vida de Muncle vai muito bem até os testes finais da escola começarem a se aproximar. Após as provas ele saberia qual o tipo de trabalho seria apto a fazer futuramente, o que é bem complicado, uma vez que ele só cursa duas matérias, pois as demais não são adequadas para o seu físico, restringindo muito suas opções no mercado de trabalho gigante.
Junto disso, o aniversário do Rei se aproxima e a festa de comemoração é preparada, como de costume, a população deve apresentar diferentes números todos os anos. A partir da ideia de Biblos, o Sábio Homem e conselheiro real, Muncle fará uma peça junto de Pá, pretendendo ganhar cinquenta pepitas para mudar a condição financeira de sua família. É neste evento, também, que um terrível acontecimento abala os moradores gigantes. Gritt e um colega de uma famosa gangue do Monte decidem sequestrar uma Pequenote, a Emily, resultando no pânico da população e na prisão do irmão mais novo de Muncle.
A partir desse acontecimento o pequeno gigante tem sua vida virada de cabeça para baixo. Muncle fica entre a difícil missão de salvar Emily e, ao mesmo tempo, de não deixar que os Pequenotes descubram a moradia de seu povo e destruam o Monte.
Com capítulos breves e divertidos, Muncle Trogg é uma inteligente narrativa que mostra que as diferenças não são prejudiciais e que se fazem necessárias para uma sociedade diversificada, sendo que cada um tem seu lugar no mundo. O livro ainda conta com algumas ilustrações espalhadas pelos capítulos, o que deixa mais divertido lê-lo.
0 Comentários | BLOGGER
Comentários | FACEBOOK

0 comentários:

Postar um comentário

 
© Postando Trechos, VERSION: 02 - Dentro do céu - Agosto/2016. Todos os direitos reservados.
Criado por: Maidy Lacerda
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo