Resenha - Os contos de Beedle, o Bardo

segunda-feira, 5 de janeiro de 2015
Por: Denise Miranda

Os fãs da saga Harry Potter já ouviram falar dos “Contos de Beedle, o Bardo” ao menos uma vez. Ele é citado, para aqueles que acompanham somente os filmes, em “Relíquias da Morte – Parte I”, quando Hermione ganha o livro como herança de Dumbledore.

O pequeno livro escrito por J. K. Rowling com o pseudônimo de Beedle, o Bardo traz cinco histórias que são contadas pelas famílias bruxas para suas crianças. São eles: “O Bruxo e o Caldeirão Saltitante”, “A Fonte da Sorte”, “O Coração Peludo do Mago”, “Babbitty, a Coelha, e Seu Toco Gargalhante” e “O Conto dos Três Irmãos”. Encontramos ilustrações na obra feitas pela própria autora, além de comentários do professor Dumbledore. A tradução foi feita por Hermione, direto das runas* originais.

Como são contos pequenos, farei um resumo de cada um deles.

O Bruxo e o Caldeirão Saltitante – Esse primeiro conto narra a história de um bruxo bondoso que ajudava as pessoas que tinham problemas e que vinham a sua procura. O senhor tinha um caldeirão e, para não revelar a real fonte de seus poderes, dizia que o objeto era quem produzia os amuletos, poções e antídotos.  Ao morrer, deixou ao filho o caldeirão e a missão dele continuar a contribuir na solução dos problemas de quem o procurasse, além de uma velha pantufa pequena que estava dentro da “panela”. O filho, cheio de raiva, pois esperava receber ouro, amaldiçoou-a e atirou de volta ao caldeirão. Uma senhora é a primeira pessoa a procurá-lo para pedir ajuda, pois sua neta estava doente, mas o jovem de recusa e fecha a porta em sua cara. Ao ouvir alguns barulhos, o bruxo vai à cozinha e vê que o caldeirão do pai sofreu algumas mudanças, abandona-o, mas não por muito tempo, pois a cada recusa de ajuda dada pelo bruxo, a panela sofria mais transformações. Diante da iminente função que lhe foi deixada, o jovem deve decidir se vai contribuir para a solução dos problemas de outras pessoas ou não.

A Fonte da Sorte – O segundo conto narra a história de três bruxas e um cavaleiro que buscavam a sorte. Uma vez, todos os anos, apenas um individuo ganhava a chance de tentar chegar à fonte da cidade e se banhar em suas águas, o que lhe daria  sorte a vida inteira. A pessoa, entre uma multidão, era escolhida por plantas rastejantes, que a levaria para o jardim mágico. Asha, Altheda, Amata e o cavaleiro acabam entrando no local e se aventurando para chegarem até o local, o que rende a todos muito aprendizado e a oportunidade de se livrarem de grande parte de seus problemas, resultando, inclusive, em um pedido de casamento no final.

O Coração Peludo do Mago Essa segunda história fala de um jovem mago rico, bonito e talentoso que, ao ver a forma como seus amigos agem ao se apaixonarem, decidi abdicar para sempre do amor, recorrendo às artes das trevas para conseguir cumprir essa meta. Após um período, já convivendo sozinho, ele houve a conversa de dois serviçais, um sente pena pela situação do mago e o outro desdém. A partir disso, ele decide se casar, mas somente com uma mulher que fosse igual, então escolhe uma bruxa talentosa, rica e muito bela. A moça faz um pedido ao bruxo para que ela acreditasse em suas intenções, o que resulta em um fim trágico e em uma grande lição em relação ao amor, seja ele de qual tipo for.

Babbitty, a Coelha, e Seu Toco Gargalhante – O quarto conto de Beedle conta a história de um rei egoísta, que proibiu qualquer pessoa de fazer magia em suas terras, a não ser ele mesmo, mandando caçar todos os feiticeiros existentes. Contudo, para aprender os feitiços, ele solicita que um Instrutor de Magia se candidate para auxiliá-lo no processo. Logo aparece um homem, este, porém, é um charlatão, uma vez que os verdadeiros bruxos estão com receio de se revelarem. Os dois passam a treinar todas as manhãs, sempre sob o olhar curioso e escondido de uma lavadeira, que em certo momento, ao rir alto dos treinamentos enquanto assistia, faz com que o rei se irrite e diga ao instrutor que deseja fazer feitiços na frente de todo o reinado no dia seguinte e se caso não conseguisse, decapitaria o “professor”. Bravo, o instrutor vai atrás da bruxa e a ameaça, solicitando que ela produza os encantamentos para enganar o tolo governante e a população durante sua apresentação, do contrário, contaria a todos quem ela realmente era e mandaria caçá-la. No dia da apresentação real os primeiros encantamentos dão certo, porém um cidadão solicita, em certo momento, uma mágica que não pode ser feita pela feiticeira, o que termina em uma grande confusão. É neste conto, também que, segundo Dumbledore, tem-se a primeira menção aos animagos, pois, ao final da história, uma lebre (coelho) sai do tronco da árvore, local em que ocorre o desfecho da história.

O Conto dos Três Irmãos – O último conto de Beedle é o que está presente no último volume da saga Harry Potter. A história narra que de três irmãos magos estavam caminhando e precisavam atravessar um rio, como sabiam utilizar magia, fizeram aparecer uma ponte para passá-lo. A morte, muito aborrecida por perder três almas, aparece e finge felicita-los, deixando que cada um escolha um presente. O irmão mais velho é o primeiro e solicita ter a varinha mais poderosa do mundo. O irmão do meio é o segundo e pede algo que possa ressuscitar as pessoas, ganhando a pedra da ressureição. O irmão mais novo é o último e o mais humilde, pedindo apenas para sair daquela situação sem ser seguido pela morte, em troca recebe a capa da invisibilidade. A história termina contando o que ocorreu com cada um dos irmãos após essa passagem, apenas um deles consegue viver bem.

O livro tem 107 páginas, uma leitura fácil e ainda é uma obra que arrecada dinheiro para o Chilndren’s High Level, que é uma instituição feita “para promover os direitos das crianças e melhorar a vida de jovens em condições precárias.”



*Runas Antigas – matéria lecionada em Hogwarts. 
Brenda Sousa
21 anos. Baiana. Blogueira, leitora viciada, apaixonada por séries de TV. Graduanda em Fonoaudiologia. Criadora do @PostandoTrechos
0 Comentários | BLOGGER
Comentários | FACEBOOK

0 comentários:

Postar um comentário

 
© Postando Trechos, VERSION: 02 - Dentro do céu - Agosto/2016. Todos os direitos reservados.
Criado por: Maidy Lacerda
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo