Resenha - Como eu era antes de vocês.

sexta-feira, 22 de maio de 2015
Título: Como eu era antes de você.
Autor(a): Jojo Moyes.  <3
Número de páginas: 318.
Editora: Intrínseca.


Por: Brenda Sousa


"Ser atirada dentro de uma vida totalmente diferente [...] obriga a repensar sua ideia a respeito de quem você é."
 Como eu era antes de você, Jojo Moyes.

   Louisa Clark é uma mulher de 26 anos de idade que ainda mora na casa dos pais, apesar de ter um namorado a 6 anos, e vive com sua família tempos difíceis financeiramente. Ela trabalhava num café perto de casa, até o momento em que o estabelecimento fechou e ela foi, automaticamente, demitida.

  O que ela faria agora, se precisava colaborar com a grana da família? Um salário a menos significaria ainda mais dificuldades, ainda mais com a ameaça de demissão do pai do seu emprego também. Louisa então vai à procura de um novo emprego no centro de trabalho. Vários trabalhos lhe são oferecidos e ela recusa inúmeros deles. A única entrevista que acaba aceitando fazer, ainda que contra a sua vontade, é para ser cuidadora de um tetraplégico, sem nenhuma experiência anterior com o assunto.

A primeira ideia que passa pela sua cabeça é "não quero ficar dando banho e limpando a bunda de um velho tetraplégico para o resto da vida", mas em breve ela acaba descobrindo que não é bem assim. Com sua péssima entrevista para o emprego, ela é surpreendentemente admitida e vai conhecer quem seria a pessoa a quem dedicaria boa parte de seu tempo a partir de então e descobre que terá de cuidar de Will Traynor. Will tem 35 anos de idade, sofreu um acidente a dois anos atrás o qual lhe gerou uma lesão grave e irrecuperável na medula. 

O primeiro contato entre eles é ríspido, sem nenhum contato além do necessário e sem nenhuma boa impressão. Louisa tenta se adaptar às rotinas, às inúmeras atividades e responsabilidades e, ao mesmo tempo, conquistar um pouco o coração de Will e demonstrar que está tentando fazer o seu melhor. Mas, conforme um trecho do livro: você só pode ajudar alguém que aceita ajuda. Pouco a pouco Louisa percebe que precisa mostrar a Will um mundo enorme, repleto de possibilidades no qual ele ainda pode viver plenamente. No meio disso tudo, uma descoberta vira o mundo dela de cabeça para baixo e a empenha ainda mais na sua missão.
[...]

Fazia algum tempo que eu queria ler esse livro. Já tinha lido "A última carta de amor", também da Jojo (resenha aqui) e me empolguei para ler os seus outros livros. Tem 500 000 livros para ler em casa e acabei pedindo esse emprestado a uma amiga (obrigada, Carol! haha) e ele correspondeu sim às minhas expectativas. Até o fim mantive as esperanças por um final diferente (sem spoilers!), mas gostei bastante da história como um todo. É uma história linda, que nos mostra um mundo para além dos nossos olhos de pessoas que tem suas funções corporais básicas funcionando normalmente e não sabem valorizar. Acho que sobre o dilema do livro, opiniões diferentes devem ter se manifestado, o que é totalmente compreensível e saldável, mas nos faz refletir sobre as diversidades possibilidades acerca do assunto, o que também vale muito a pena.

Por fim, indico apaixonadamente a leitura de "Como eu era antes de você". A Jojo tem uma escrita linda e comovente, te deixa ansioso(a) pelo final da história, mas ao mesmo tempo faz você se apegar aos personagens, aos seus problemas, suas vidas, faz você se identificar com diversas conversas presentes no livro, enfim. Achei o livro lindo! Para quem está desejando ler, fica a dica e, aos mais sensíveis, preparem os lencinhos! 


Ps. O livro será adaptado para os cinemas em breve. Aparentemente tem estreia programa para o mês de junho deste ano. Corram, leiam e vamos conferir se será uma adaptação fiel ao livro e, claro, chorar um pouquinho! haha'
0 Comentários | BLOGGER
Comentários | FACEBOOK

0 comentários:

Postar um comentário

 
© Postando Trechos, VERSION: 02 - Dentro do céu - Agosto/2016. Todos os direitos reservados.
Criado por: Maidy Lacerda
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo