Resenha - Aurora

quinta-feira, 18 de junho de 2015
Título: Aurora
Autor(a): Li Mendi.
Número de páginas: 129.



Sinopse: Aurora mora em uma pequena cidade no ano de 3010 e guarda um segredo sobre sua natureza, não pode receber partes biônicas em seu corpo, nem modificá-lo pra retardar sua morte. Como os antigos humanos, é frágil e precisa se cuidar pra passar desapercebida entre os superhumanos que estudam em sua escola. Só que a tarefa fica mais difícil quando Douglas aparece na pequena cidade e chama a atenção das supermeninas, perfeitamente preservadas pela avançada tecnologia cosmética da qual Aurora não pode tomar mão. Um livro que vai te emocionar com a força do amor que dura apenas uma curta e breve vida. 


Por: Brenda Sousa

"Amor era um sentimento humano, porque implica perda, quem ama sabe que pode perder." 
 Aurora, Li Mendi.

Como dito na sinopse, "Aurora" é um livro que se passa num futuro muito distante do nosso e, com ele, temos muitas novidades no funcionamento da sociedade. Tudo se passa em uma das poucas cidades que ainda tem alguma natureza original, um local tranquilo e repleto de super humanos. No meio disso tudo está Aurora, uma garota de longos cabelos ruivos cacheados e humana. Fora adotada por um casal de super humanos e criada sempre às escondidas, evitando revelar o segredo da sua natureza para as pessoas ao redor sob a punição de ser expulsa até mesmo da sua escola incrível de super humanos e de ser linchada por eles, em situação mais extrema.

Aurora vive se exercitando fortemente, na tentativa de manter seu corpo e sua saúde no geral ao menos semelhante a dos super humanos com quem convive. Seus pais sempre a alertaram para a impossibilidade de se relacionar de forma mais próxima, romântica, inclusive, com um super humano, devido aos inúmeros riscos envolvidos. Mas nós não controlamos essas coisas, certo? Aurora acaba conhecendo Doug, recém chegado à cidade com sua família, e toda a história começa a se desenrolar a partir daí.

Fiquei tensa com a situação de Aurora a partir do momento que comecei a entender como as coisas nesse mundo do futuro funcionam. É angustiante vê-la se exercitando e sofrendo com isso, assim como sua intensa preocupação com sua alimentação, seus machucados, cada passo dado em si, quando ao mesmo tempo super humanos se recuperam de forma rápida e não precisam agir como ela. A apresentação de Doug me fez imaginar um Deus grego, e tenho minhas dúvidas de que ele realmente é um! haha' Durante todo o livro é possível sentir um desejo de estar no lugar dele e logo em seguida um alívio por ser uma humana nesse mundo atual. Apesar de todas as situações difíceis que rodeia esse amor, me encantei com alguns de seus comportamentos e de suas palavras. Há ainda os pais dos dois e a irmã de Douglas, Gisele, que tem um papel essencial na história, especialmente no "desfecho" dela. 

O romance dos dois é proibido e ao mesmo tempo os guia em direção ao lema "regras foram feitas para serem quebradas". É o tipo de amor que nos faz pensar no verdadeiro valor da vida, daquilo que temos e somos, e do quanto vale a pena arriscar para verdadeiramente viver. É no dilema da vida deles que as histórias vão se formando e sendo reveladas, nos fazendo sonhar e torcer para um final melhor do que cada situação ruim trazida no livro.

"A vida é o que fazemos dela enquanto tentamos pateticamente fazer dar certo. Ela é uma corda que quando esticamos demais não dá música nenhuma e quando a deixamos solta, também não tem vida." 
Aurora, Li Mendi.

Como todos os outros livros da Li que já tive a oportunidade de ler até agora, meus sentimentos oscilaram loucamente do começo ao fim. Há os momentos em que o romance é apaixonante e acolhedor e nos encanta, há momentos em que estamos tensos, há momentos em que não sabemos o que pensar e há momentos que precisamos apenas terminar de ler o livro inteiro! Tenho me divertido com todos os livros da autora e com esse não foi diferente. O misto de emoções num mesmo livro faz a leitura dele sem dúvida valer a pena.

Indico esse livro exatamente por isso! É uma distração gostosa, que empolga e ao mesmo tempo nos faz pensar. Fiquei refletindo durante uma boa parte do livro sobre a situação do futuro e os passos que damos hoje em direção a esse futuro aparentemente perfeito, porém cruel. Acho que é uma leitura rica por poder proporcionar esse tipo de reflexão e acho que leitores de todos os gêneros podem gostar.

Ah! E não se desesperem com o final do livro! Aurora tem continuação. "Aurora 2" já está publicado e MUITO EM BREVE eu PRECISO lê-lo para alcançar o final da confusão formada. No geral, o livro é de leitura fácil e simples, muito divertida e não é tão longo. Dá pra ler em apenas um dia e está disponível gratuitamente online! Se joguem e divirtam-se com mais palavras escritas por Li Mendi! #ficaadica


Para ler esse e outros livros da autora ou conhecer um pouco mais do seu trabalho, sigam a Li em suas redes sociais!

instagram: @autoralimendi
twitter: @limendi
2 Comentários | BLOGGER
Comentários | FACEBOOK

2 comentários:

  1. Muito obrigada por abrir um espaço para meu trabalho em seu site. Que Deus te abençoe com muita prosperidade!!!!!!! BJO

    ResponderExcluir

 
© Postando Trechos, VERSION: 02 - Dentro do céu - Agosto/2016. Todos os direitos reservados.
Criado por: Maidy Lacerda
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo