Livros e seus filmes

terça-feira, 11 de agosto de 2015
Olá, leitores!

Quando lemos um livro as cenas vão se passando pela nossa cabeça e criamos o nosso próprio filme para aquele livro. Cada leitor cria um filme diferente, visualiza os personagens de forma diferente, as cenas, a trilha sonora, e tudo mais de forma diferente. Damos nosso toque pessoal em todos os livros que lemos e é por isso que sempre dá um enorme frio na barriga quando anunciam o filme de qualquer um dos livros que já lemos. Particularmente, eu prefiro ler o livro e ver o filme em seguida e quase nunca me permito fazer o oposto, porque gosto de ver as cenas prontas e já tê-las imaginado anteriormente, com meu toque pessoal, para comparar. Às vezes os filmes trazem uma representação bem diferente daquilo que esperávamos, mas isso nem sempre é ruim. É essa a emoção que gosto de ter, apesar de às vezes também me decepcionar bastante. Então, no post de hoje, trago alguns livros que li e assisti os filmes. 
Lembrando que apenas estou dando a minha opinião.


1. Trilogia Jogos Vorazes

Desde o primeiro livro imaginei que os filmes não dariam conta de fazer tudo tão perfeito, mas me surpreendi muito ao assisti-los. Gostei muito mais do primeiro do que dos outros filmes, até agora. Fiquei deslumbrada com a cena de Jogos Vorazes na qual Katniss atira na montanha de suprimentos de um grupo e assim desarma as minas ao redor. Eu tinha imaginado de um jeito muito semelhante ao que foi feito no filme. Mas, no geral, sobre os outros dois filmes já lançados, achei interessante como eles conseguiram usar a tecnologia a favor de fazer tudo ficar o mais real possível. Não gostei da escolha de alguns atores. Não que eu não goste dos atores em si, mas alguns deles, na minha opinião, não se encaixaram bem no perfil que imaginei para os personagens. Enfim, os filmes são bons e empolgam tanto quanto os livros, mas ainda assim não são os melhores filmes de livros que já vi.

2. Para sempre - Kim e Krickitt Carpenter

Eu sou completamente apaixonada por esse livro, não só por ser uma história de superação mas, acima de tudo, por saber que foi real. Quando terminei de ler, busquei as informações na internet e encontrei fotos e entrevistas do verdadeiro casal do livro. Ele está entre os meus preferidos. Confesso que fui muito empolgada assistir o filme, cheia de expectativa e me decepcionei MUITO. Assisti apenas 30min do filme e desisti quando vi a cena do acidente. O capítulo do livro que fala do acidente foi tão perfeitamente escrito, tão perfeitamente detalhado, que me deixou arrepiada durante suas 30 páginas de descrição. Chorei, senti um aperto no peito e sofri muito. Por isso, quando eu vi o que fizeram com isso no filme, desisti imediatamente de terminar. Algumas pessoas gostaram do filme, mas a maioria delas não leu o livro (pelo menos dentre as que já conversei até hoje). Enfim, para os que leram, acho que o filme não foi tão bem feito assim, apesar de ter tido a participação do casal real na produção. Acho também que isso se deve ao fato de ter sido uma coisa muito "feia" para ser feita no cinema, mas ainda assim abandonei.

3. Garota Exemplar.

Eu vi MUITA gente elogiando desesperadamente a história e o filme, então eu precisava ler antes de assistir. Eu li o livro e achei desesperador demais, intrigante e me fez sentir muita raiva da "Amy exemplar". Achei também que foi engraçado ver tudo que ela fez para acabar com o Nick. O interessante do livro é que nós podemos acompanhar os dois lados ao mesmo tempo, uma coisa que não vemos com tanta clareza no filme, porque acredito que seria muito difícil deixar isso claro para o público. Mas, apesar disso, o filme conseguiu ser tão divertido/intrigante/desesperador quanto o livro. Sobre os atores: ADOREI a escolha de todos eles. Fiquei impressionada com a habilidade de todos eles em representar a imagem de cada um passada no livro e, devo dizer, Neil Patrick Harris estava no filme, então, mais um motivo para a minha paixão. hahaha' Enfim, gostei muito dos dois. Aliás, eu dei muitas risadas com a música que colocaram no trailer oficial de "Garota Exemplar". Quem já viu o trailer e sabe da história vai entender o que estou falando. hahaha'

4. Cidade dos ossos.

A história do livro é muito divertida, cheia de novidade e acontecimentos diferentes. Gostei e gosto muito do livro. Ainda não li o restante da saga, mas eles estão chegando em breve. Cada detalhe bem trabalhado me cativou enquanto lia. Nunca tinha ouvido comentários sobre o filme e descobri por acaso sobre sua existência, então resolvi assistir. Que decepção! O que foi que fizeram com uma história tão boa? Não gostei de alguns dos atores, apesar de outros terem ficado ótimos, na minha opinião. Eles fizeram muitas mudanças na história e acho que algumas delas ficaram péssimas. Enfim, eu não recomendaria o filme para aqueles que são apaixonados pela leitura. Melhor ficar só com o livro. hahaha 

5. A culpa é das estrelas

Quando eu li o livro havia muita gente falando sobre o fenômeno de John Green. Li por curiosidade, para buscar entender o porque de tantos comentários. Na época eu esperava mais do livro, mas com o tempo eu fui percebendo a intenção de John Green em seus livros e percebi o quanto eu realmente gostei de ACEDE. O final do livro me deixou emotiva, mas não cheguei a chorar exatamente. Assim, fui para o cinema pensando: "Ah, não vou chorar.". Foi um dos maiores enganos da minha vida!! hahaha Assim que o filme começou eu já estava chorando. Sai do cinema parecendo um bebê de colo de tanto chorar. Sofri o filme INTEIRO e minha amiga precisou me consolar e literalmente secar minhas lágrimas em quase todas as cenas. Não que todas elas sejam tristes, mas o meu problema foi saber o que vinha depois delas. hahaha' A escolha de atores foi muito bem feita e a adaptação das falas e cenas foi fantástica. Mas uma coisa que tenho certeza é: nunca mais assisto esse filme na minha vida! Ele me marcou muito, justamente por ter ficado tão bom. Já gastei a cota de lágrimas na única vez que vi, então melhor guardar. hahaha'

6. Cidades de papel.
Esse foi o segundo livro de John Green que eu mais gostei. Gostei do final inesperado, gostei do propósito de John Green com a história. Sobre o filme: ótima escolha de atores, na minha opinião, ótima adaptação de falas e cenas, dos momentos de comédia, de tristeza, de saudade e de busca. Curti muito como eles trouxeram a personalidade de Margo, como fizeram a história dos papais noeis (?) negros, das cenas em que o Ben fica bêbado e etc. Achei o filme muito semelhante ao livro, mesmo com algumas diferenças, uma vez que essas diferenças não destruiram a história do livro.

7. Diário de uma paixão

Fenômeno mundial! A cena de beijo desse filme foi premiada merecidamente. Os livros de Nicholas Sparks como um todo são ótimos, e AVISO IMPORTANTE: são todos de deixar lágrimas alagando qualquer recinto. Diário de uma paixão foi o primeiro dele que li e uma das minhas maiores paixões. A história é linda, apesar de triste. O filme conseguiu representar as emoções do livro muito bem, porém não curti muito a escolha de atores para o papel principal. No geral, vale a pena ler o livro e ver o filme em seguida.

8. Os delírios de consumo de Becky Bloom

Nossa! Esse foi um livro que demorei muito para ler. Acho que a diagramação do volume que li contribuiu para isso, mas eu não me empolguei nem me interessei muito pela história. Não que ela seja ruim, mas não é o tipo de tema que chama muito a minha atenção. Mesmo assim, decidi ver o filme após ler o livro. Mais um que eu não consegui nem terminar. Se nem o livro conseguiu me prender, o filme fracassou ainda mais nisso. É claro que é apenas a minha opinião, mas mesmo dentro da minha casa outra pessoas que leram curtiram. Então, como eu disse no começo do post, cada um dá seu toque pessoal às suas leituras.

9. Filmes de "As crônicas de Nárnia".

Ahhh! Sou extremamente suspeita para falar. Sou completamente apaixonada por todas as crônicas. Vi alguns dos filmes antes de ler os livros e re-assisti depois. É óbvio que há algumas diferenças e algumas omissões quando relacionamos os filmes aos livros, mas ainda assim acho que Nárnia continua sendo uma paixão mundial. Foram mudanças compreensíveis que não geraram grandes alterações na continuidade da história comparada ao livro. Amo os atores escolhidos, especialmente a atriz que interpreta Lucia. <3 Só não gostei de eles não terem feito dois dos livros. Tanto foi que, quando li o primeiro livro, fiquei deslumbrada por entender de onde vinha o guarda-roupa e a história que havia por trás disso. Me deu uma imensa vontade de compartilhar com o mundo como Nárnia começou. 

Então, é isso. E vocês, há algum livro que leram e viram o filme marcou muito vocês? Compartilhem conosco! ;)
35 Comentários | BLOGGER
Comentários | FACEBOOK

35 comentários:

  1. Bom dia,

    É verdade que nem sempre o filme fica a altura do livro, mas é muito bom ver os livros virarem filme, parabéns pelo post....bjs.

    devoradordeletras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim sim. Seria ótimo se as pessoas se estimulassem a ler mais também com isso. Mas é bem legal ver os filmes adaptados.

      Obrigada!
      Beijos!

      Excluir
  2. Primeiro: Parabéns pelo post
    e realmente, é muito difícil um filme ficar a altura de um livro... São muitos detalhes perdidos quando se transforma em filmes e isso acaba deixando os fãs inquietos. Mas é super legal quando vira filme, parece q torna a história mais "real".
    Beeijos

    http://apequenaka.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ohh, muito obrigada!!
      Exato. É muito difícil conseguirem pegar cada coisinha e adaptar no tempo que eles tem disponível. Isso! Parece que fica mais ao nosso alcance, sei lá. hahaha

      Beijos!!

      Excluir
  3. Eu gosto mais de ver os filmes, mais os ler os livros acho fundamental tem muito mais detalhes que na verdade os filmes não mostram!
    Beijos
    http://detudoumpoucosil.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Exato! Eu acho muito divertido poder lembrar das cenas e vê-las com pessoas para além da nossa imaginação. E para quem lê, acho que as coisas dos filmes se explicam melhor né. Fica bem divertido assim. hahaha

    Beijos!!

    ResponderExcluir
  5. É muito legal comparar filmes e livros, apesar de que eu sempre acho os livros melhores haha!

    Beijos!

    http://www.gemeasescritoras.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Idem. Sempre que me perguntam se um filme é bom, eu respondo: "O livro é melhor, mas..." hahahah

      Beijos!

      Excluir
  6. Oii!
    Apesar de eu ser aquele leitor que sempre critica a adaptação pro cinema, eu até gosto de ver. Sempre, sempre e sempre, acharei o livro melhor kkkkkk
    Beijos
    mundoemcartas.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sou dessas também. Mas, mesmo sabendo que geralmente não são satisfatórios, ainda gasto meu dinheiro para assisti-los. hahahhaa

      Beijos!

      Excluir
  7. Já nem reclamo mais, nenhuma adaptação chega aos pés dos livros né :( jogos vorazes eu ainda gosto mais dos filmes do que dos livros, mas por motivos pessoais de não aturar a katniss. Cidade dos ossos então nem falo nada, embora tenha gostado dos atores. Também nem tô botando fé na série que vai sair deles. E cidades de papel ficou bem fiel mesmo, o principal eles conseguiram transmitir bem

    xx Carol
    http://caverna-literaria.blogspot.com.br/2015/08/tag-frases-de-mae.html
    Tem tag nova no blog, vem conferir!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Adorei o comentário sobre não aturar a Katniss. hahahah Eu não gosto muito do Peeta. Cidades dos ossos eu to orando para que pelo menos seja melhor do que o filme. Já é um avanço.

      Beijos!!

      Excluir
  8. Concordo! Antigamente eu me decepcionava muito quando assistia um filme de um livro havia gostado muito, atualmente, eu nem ligo mais. Acho que a adaptação mais fiel que achei foi de ACEDE, mas tinha alguma coisa no filme que me deixou muito incomodada, acho que foi os atores que escolheram, não sei... enfim, acho que sempre vamos ter o que reclamar das adaptações que assistimos, né :)
    Adorei o post!
    Estante de uma Fangirl

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade. A gente sempre vai pensar: "Faltou aquela parte muito legal", ou "Ficou bom, mas não era bem assim...".

      Obrigada!!
      Beijos!

      Excluir
  9. Adorei o post, já vi todos esses filmes, e amei a adaptação de Cidade dos Ossos, e a adaptação de THG, achei bem fiel ao livro em comparação aos demais haha,

    Beijos
    http://intoxicadosporlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Gostou de Cidade dos ossos? Ainda não tinha visto alguém que tivesse gostado. É isso que falo quando cada um cria um filme próprio na cabeça. Por isso as opiniões com relação às adaptações variam tanto, né? Legal isso.

    Beijos!!

    ResponderExcluir
  11. Oi! Eu assisti a metade dos filmes citados e posso dizer que concordo com você. Os livros e filmes do John Green são geniais. Mas é necessário que se entenda o que ele quer passar. "Cidades de Papel" também é meu segundo favorito dele! rs. "Garota Exemplar" foi um filme bastante tenso! E se o livro for como o filme, não vai dar para mim não! kkk. "Nárnia" é bom demais mesmooooo! Mas eu não me interesso pelos livros, não sei porque... Gosto tanto da Suzana! kkk. Menina se acredita que eu ameeeeeeei "Cidades dos Ossos"? Mas é claro, ainda não li o livro. Então acho que o meu amor pela história só vai aumentar. Diferente de quem leu primeiro, que se decepcionou... E sobre "Para Sempre" você me salvou! kk. Eu assisti o filme e detestei! Achei que o livro fosse igual, mas pelo que você disse não é, então vou dar outra chance para ele... kk. O post ficou lindo! Mil beijokas e já estou seguindo o blog! entreumlivroe-outro.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leia Cidade dos ossos. Você vai amar mais ainda! *_* Garota exemplar é mais intenso ainda que o filme, porque seria um pouco complicado passar para o público a história na cronologia que ela é contada no livro, acho. Os livros de Nárnia são uma delícia também! *_* Especialmente porque tem os dois que eles não fizeram filme né... Obrigada!! *_*

      Beijos!!

      Excluir
  12. Já assisti a quase todos os filme citados, mas ler o livro só li A Culpa é das Estrelas e As crônicas de Nárnia.
    Quero muito ler Garota Exemplar porque achei o filme incrível. Assim como pretendo também ler Cidade dos ossos, até porque as capas dos livros são linda.
    Beijos.
    http://recolhendopalavras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ambos os que você quer ler valem a pena! *_*

      Beijos!!

      Excluir
  13. Tenho vontade de ler Cidade dos ossos, o filme é bem legal, mas suspeito seriamente de que o livro seja beeem melhor.
    Nárnia é divino ! Os filmes contém mais ação do que nos livros, mas mesmo assim os livros não deixam de ser ótimos *-*
    Amei o post !
    Beeijo, estou seguindo o blog.
    sorvete-literario.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Siiim! O filme de "Cidade dos ossos" mudou bastante coisa. O livro é melhor, mais empolgante, sei lá. hahhaa E Nárnia é Nárnia, né? *_* Paixão eterna.

      Obrigada!!!
      Beijos.

      Excluir
  14. Mds não sabia que os delirios de consumo de Beck Bloom tinha livro! É um dos meus filmes preferidos! Fiquei morrendo de vontade de ler agora!
    Beijos

    http://heeysah.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem sim!!! E ainda estão lançando vários outros volumes falando da vida da Becky depois desse, se não me engano!

      Beijos!

      Excluir
  15. Of course I do!! I'll visit your blog.
    Thanks for the visit!

    xoxo ;**

    ResponderExcluir
  16. Meus preferidos são Narnia e os delírios da Becky *-*
    Ainda quero assistir muitos dessa lista kk
    Amei e to seguindo o blog!
    Beijoos

    ResponderExcluir
  17. Olá! \o/
    No início, eu preciso admitir que era aquele tipo de leitor insuportável que reclama de absolutamente qualquer mínima diferençinha no filme, e não para de falar "Ah! Mas isso não foi assim no livro! FILME HORRÍVEL!", Mas o problema era que eu julgava o filme pelo seu livro, e não pelo conteúdo dele como filme em particular, e eu também não parava para pensar que são meios diferentes de apresentar uma história!
    Realmente é melhor assistir o livro antes, mesmo para não ficar com a imagem dos atores e dos lugares na mente enquanto lê e não poder imaginar por si mesmo.

    http://eujovemdemais.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu era assim também! hahahaha De uns tempos para cá que comecei a avaliar de uma forma diferente, afinal a profundidade de um livro é muito complicada de ser representada por completo nas telas do cinema, certo? Isso aí! Concordo que faz parte da magia dos livros imaginar os personagens, os lugares, a trilha sonora e etc.

      Beijos!!

      Excluir
  18. Oiiii!
    Seu post ficou muito bom! No meu caso é assim: eu prefiro ler e dps ver o filme tbm, mas qnd é um livro q n tenho taaanta curiosidade e perspectiva de ler logo, ai acabo vendo o filme antes pra ver se gosto XD Eu gosto muito das adaptações de JV e ACEDE *-* bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. http://acolecionadoradehistorias.blogspot.com

      Excluir
    2. Já aconteceu de eu ver filme antes também. Não dá para ler todos os livros do mundo, infelizmente, né? =/ hahaha

      Beijos!

      Excluir
  19. O melhor na minha opinião é As Crônicas de Nárnia, sou muito fã! Jogos Vorazes muito bom também e as adaptações dos livros de John Green nem se fala, tanto as que já sairam quanto as que vão vir já tô ansioso!
    Gostei do Blog, seguindo!

    http://literatwdo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  20. Nossa, A culpa é das estrelas, A esperança, Diário de uma paixão, Maze runner: correr ou morrer... Alguns dos livros que eu li, e ao assistir o filme, me marcou bastante!
    Seguindo o blog! ahaha

    ResponderExcluir

 
© Postando Trechos, VERSION: 02 - Dentro do céu - Agosto/2016. Todos os direitos reservados.
Criado por: Maidy Lacerda
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo