Resenha - A esperança

quinta-feira, 27 de agosto de 2015
Título: A esperança.
Autor(a): Suzanne Collins
Número de páginas: 419.
Editora: Rocco.

~Se você não leu nenhum livro da saga ainda, cuidado. ALERTA DE SPOILER~

Por: Brenda Sousa.

"O pensamento em prol do coletivo normalmente tem vida curta." 
A esperança, Suzanne Collins

"A esperança" é o terceiro e último volume da saga "Jogos Vorazes", brilhantemente criada por Suzanne Collins. Agora é o momento de retaliação, de resposta, de combate contra as forças e os ideais da Capital, contra tudo o que inspirou os jogos e toda a destruição gerada desde o momento em que Peeta e Katniss sairam da arena juntos na primeira vez.
 
A maioria dos distritos estão destruidos e o distrito 12 passou por uma das maiores, senão a maior, destruição. Tudo queimado, devastado, restos mortais pelo chão. Katniss, após ser resgatada da arena no final de "Em chamas", foi levada para o distrito 13 onde, para sua surpresa, as coisas estão funcionando muito bem por debaixo dos panos. Os rebeldes de vários distritos (aqueles que sobraram) estão reunidos no 13 bolando seus planos para vencer a guerra contra a Capital e Katniss passa a ser uma peça muito importante dentro disto. Onde está Peeta? Sequestrado pela Capital, sendo torturado diariamente e obrigado a dar entrevistas pedindo uma trégua, uma bandeira branca, o fim da guerra. 

É nesse cenário que Katniss precisa ser "O Tordo" da revolução, a inspiração, a força, a determinação. Mas como assumir esse papel sabendo que Peeta está nas mãos da Capital, como assumir esse papel depois de ver tantas pessoas morrerem, depois de ela mesma matar tantas pessoas? Como assumir esse papel sabendo de tudo que pode estar envolvido? É depois de uma das entrevistas de Peeta que Katniss resolve assumir o papel, porém com algumas exigências, que, sem dúvidas, deixaram muitas controvérsias partindo dos atuais habitantes do distrito 13. 

Este volume é o desfecho de uma saga sangrenta e cheia de sofrimento, portanto ele não poderia ser algo menos do que mais sangue e sofrimento. Há muitas mortes, com certeza de muitos personagens que foram muito amados pelo público. É difícil acompanhar a história sabendo que qualquer um deles pode explodir pelos ares a qualquer momento. Novos personagens aparecem também e nos conquistam pouco a pouco, mesmo sabendo que eles podem desaparecer num virar de páginas, de um capítulo para o outro. 

De fato, Suzanne Collins fez nesse livro coisas que nos deixaram muito tristes (e os que leram sabem bem do que estou falando). Mas achei bastante fiel à todo o enredo da saga. Poupar certos personagens talvez fizesse o desfecho da série previsível demais, "enfeitadinho" demais. Katniss passou e passa por muita coisa até o final da história e ainda assim se torna uma grande heroína em "A esperança". 

O final me deixou um pouco confusa e um pouco chocada. Queria que algumas coisas tivesse acontecido diferente, queria que Gale continuasse por perto (sem mais spoilers), queria que o final fosse mais bombástico. Imaginei que fossem ocorrer outros jogos e que o final fosse deixar os leitores com a frase de "WTF? COMO ASSIM?". Acho que eu sentiria ainda mais adrenalina pelo corpo. hahahah 

No geral, achei o livro um pouco cansativo no começo, porém do meio para o final me empolguei mais. Eu sabia que algumas coisas iam acontecer e estava ansiosa para chegar nessas partes, portanto devorei tudo de uma vez nos últimos capítulos. Gostei do desfecho da história, mas ainda tinha uma pequena esperança de que meus sonhos se realizassem. hahaha Sem mais detalhes. Ah! Só mais uma coisinha: ainda bem que a Effie continua na história. No começo eu tinha uma sensação estranha com relação a ela, mas ela é TÃO fofuxa! 
Cena do filme "A esperança - Parte 1"

PS. Assisti a primeira parte de "A esperança" e estou ansiosa pela continuação. Será o primeiro filme da saga que verei no cinema e sentirei a emoção de estar com os fãs, de ver Katniss lutar contra a Capital nas grandes telas! *_* 

TRAILER - A esperança Parte 2
10 Comentários | BLOGGER
Comentários | FACEBOOK

10 comentários:

  1. Oi, Brenda!
    Também tive um furacão de sentimentos com "A Esperança", especialmente porque tinha altas expectativas em relação ao livro. Algumas, claro que acabei me decepcionando com algumas coisas; mas o mais importante pra mim foi que entendi o que a mensagem que a autora quis passar e que a trilogia não poderia ter um final "água-com-açúcar" ou perderia todo o sentido.
    Também estou super ansiosa pra ver o filme, espero que consiga manter a mesma qualidade de todos até agora!
    Bjos,

    Mari
    Mari The Reader

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Siim! Fiquei meio atordoada com algumas coisas. Mas no fim das contas, a trilogia foi muito bem feita!
      E que venha a adaptação! hahah a

      Beijos!

      Excluir
  2. Oie =)

    Tenho uma relação de amor em ódio com essa série, tanto que gosto mais dos filmes do que dos livros.
    Esse em especial foi muito frustrante para mim, uma verdadeira decepção. Espera muito mais da história e a autora simplesmente pareceu que estava com preguiça de dar um final decente para ela rs...

    Beijos;***

    Ane Reis.
    mydearlibrary | Livros, divagações e outras histórias...
    @mydearlibrary


    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É isso, eu gostei bastante da trilogia. Não me apaixonei loucamente, mas gostei. Eu esperava um final mais inflamável, sabe? hahahaha Fiquei meio decepcionada com o fim fim mesmo.

      Beijos!

      Excluir
  3. Eu ainda não li os livros, acredita??????
    Tenho em português e inglês e preciso de vergonha na cara para começar a ler.
    Todavia, sigo apaixonadamente os longas e estou desesperadamente ansiosa pela continuação;
    Beijos e beijos
    http://www.naqueleoutono.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. hahahahah Eu demorei muito de terminar a saga. Li os dois primeiros juntos bem no começo do ano e só terminei esse daí mês passado. :P Vamos superando, mas tenha força!! hahaha

      Beijos!

      Excluir
  4. Eu ainda não me sinto capaz de escrever sobre "A esperança", foi um livro cujo desfecho ainda doí sabe?!? Fiquei arrasada, nas ultimas páginas só fazia chorar, nem sei como vai ser vê o filme no cinema, acho que vou alagar o prédio completamente. kkk

    Adorei sua resenha, clara, mas nem deu tanto spoiler assim, aliás, parabéns pelo alerta é INSUPORTÁVEL quando as pessoas não tem consideração e não avisam que vai ter, putz, avisar não corta um dedo de ninguém fora néh?!?!

    Cheros, Pandora
    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. hahahahaha Entendo perfeitamente. Terminei uma trilogia hoje e estou com o coração apertadinho já de saudade!! :'( É arrebatador terminar uma série assim, mesmo!

      Obrigada!! Exatamente. Aquela coisa de "ops, tem mais um e tal pessoa morre." kkkkkk

      Beijos!

      Excluir

 
© Postando Trechos, VERSION: 02 - Dentro do céu - Agosto/2016. Todos os direitos reservados.
Criado por: Maidy Lacerda
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo