Resenha - Resposta Certa

terça-feira, 8 de setembro de 2015
Título: Resposta Certa
Autor(a): David Nicholls
Número de páginas: 342
Editora: Intrínseca.


Por: Brenda Sousa

"Será que existe uma razão para a vida ser esse panorama contínuo de amizades arruinadas, oportunidades perdidas, conversas tolas, dias desperdiçados, comentários idiotas e impensados e piadas sem graça que ficam jogadas no chão à minha frente, contorcendo-se como peixes moribundos?" 
Resposta certa, David Nicholls


Brian Jackson está agora com 18 anos e é tecnicamente um adulto. Está indo para a faculdade depois de ter ótimas notas no  exame de admissão do Ensino Médio e agora busca viver a vida como um adulto. Perdeu seu pai aos 12 anos e desde então viveu sozinho com a mãe. Enquanto seu pai era vivo, eles costumavam assistir na televisão uma competição chamada "Desafio universitário", tentando sempre acertar as respostas das perguntas e errando a maioria, senão todas elas. Para Brian, aqueles garotos que estavam ali eram ícones, extremamente inteligentes, e ele sempre se imaginara no lugar deles, mesmo errando quase todas as perguntas.

Brian sempre foi um esquisitão, nerd, e acredita que vai alcançar novas mets na sua vida como aprender a fumar e ir para muitas festas na faculdade. Ao chegar e se instalar no que será sua casa pelos próximos anos, Brian vai aos poucos conhecendo os companheiros da casa, os colegas de turma e as pessoas que estão geralmente dando festas e mais festas. No meio de toda essa gente está Alice, a garota popular, linda e que chama a atenção de todos. Ele tenta se aproximar e, obviamente, não tem muito sucesso. Até então não sabe o nome dela e nem como encontrá-la novamente. 


Certo dia, passando pela sala do grêmio, encontra um aviso na porta, recrutando candidatos para participar do "Desafio universitário" no time da faculdade. Enquanto lia o anúncio, Alice aparece ao seu lado e lhe informa que ela também vai para a seleção, o que empolga Brian ainda mais, afinal seria mais uma chance de vê-la. Logo em seguida Brian também conhece Rebecca, uma garota bem diferente de Alice, que acaba se tornando um pouco sua amiga e lhe dá, desde o começo, conselhos sobre o que sabe de Alice, por mais que Brian não os escute.

Após a seleção do Desafio universitário, Brian descobre que não fora selecionado, mas era o primeiro reserva, caso algo acontecesse com algum dos 4 escolhidos, dentre os quais Alice estava inserida, apesar de ter participado de tudo apenas como uma piada das suas veteranas e de ter pego respostas que não sabia com Brian. Mesmo sendo apenas reserva, Brian decide participar das reuniões, para se aproximar de Alice, por mais que Patrick, organizador da equipe, insistisse que ele não era necessário. No fim das contas, um dos integrantes aparece com hepatite e Brian precisa assumir o seu lugar.

Dai em diante, inúmeras coisas vão acontecendo na vida de Brian e cada vez mais ele é apresentado para nós, leitores, como um garoto desajeitado, cheio de metas, porém sem nenhuma capacidade de alcançá-las. Ele é um garoto de bom coração, porém, como ele mesmo diz, um completo babaca, que sempre tenta fazer as coisas certas e elas sempre acabam dando errado. Isso acontece com Alice, com Rebecca, com seus amigos Spencer e Tone, com sua mãe e assim vai. 

Conforme está escrito na capa o que foi dito pela "People", o livro é absolutamente encantador. Exatamente como uma fotografia dos tempos de escola, onde estamos todos desajeitados, sem graça, com sorrisos tortos. Achei que o livro foi mais divertido do que rico na sua história. Gostei do final, pois não esperava que fosse acabar assim. É bom quando sempre esperamos um final óbvio e o autor ou a autora nos surpreende com algo diferente disto. Apesar de ter gostado no geral, senti que o livro não tem muita emoção, não nos agarra pelo pescoço nem nos prende em horas de leitura em busca do desfecho da história. 


Quanto aos personagens, gostei da personalidade deles. São bons retratos da inconsequência juvenil de muitos estudantes universitários, assim como do seu desejo de aproveitar a vida enquanto podem. Aproveitar a transição da adolescência para a fase adulta, descobrir o que vida nos pode oferecer e aprender lições disso tudo. No fim das contas, o livro é bem divertido e tem trechos bem engraçados. Devo dizer que senti pena do Brian por ser tão desajeitado com a vida. Por fim, é um bom livro para distrair a cabeça depois de ler um outro livro muito intenso, de terror ou policial, por exemplo. Fica a indicação! ;)
51 Comentários | BLOGGER
Comentários | FACEBOOK

51 comentários:

  1. Juroo, que não conhecia esse livro e nem se quer vi por aqui, em alguma saraiva.
    Mas, se one day foi ótimo, e pela sua resenha, imagino que esse também seja.
    Irei procurar, fiquei superrr curiosa.

    http://www.1001julietas.com/ ♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade. O conheci fuçando promoções e aí comprei. Gostei muito mais de "Um dia", mas esse tem seu toque fofo e engraçado. hahahah

      Beijos!!

      Excluir
  2. Amei a resenha!
    Fiquei curiosa a respeito do livro, já vai para wish list desse mês.

    Beijo, sucesso!
    http://theysconfident.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Direto via esse livro em promoções mas sempre torcia o nariz pra ele por puro preconceito de ser uma narrativa masculina, agora lendo sua resenha eu mudei de ideia *-*
    Beijos!

    http://alvoreci.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu vi em várias também! Comprei mais porque amei "Um dia" e queria ler outros livros dele. Aí me diverti bastante. hahahaha

      Beijos!!

      Excluir
  4. Oie,
    Já vi esse livro em alguns lugares, mas nunca tinha lido nada sobre ele, acredita?
    Sua resenha está ótima, e me deixou com vontade de ler o livro. *.*

    Beijos,
    Juh
    http://umminutoumlivro.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ohh, obrigada! Fico feliz que tenha incentivado a gostar dele! *_* É bem divertido, lê sim!

      Beijos!

      Excluir
  5. Que livro bacana deu muita vontade de ler é meu tipo de literatura preferida.

    Beijos
    http://pimentasdeacucar.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Não conhecia esse livro.
    Esses livros "leves" são sempre bons, quando não queremos algo muito complexo.
    letrasfloresecores.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso! Depois de ler aqueles livros sangrentos, geralmente enormes, são ótimos para dar uma variada.

      Beijos!

      Excluir
  7. Oii
    Nao conhecia esse livro, mas so com aquela frase de incio já me chamou atenção, mega curiosa agora! =*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obaaa! Leia sim! É uma graça e dá pra se divertir bastante! *_*

      Beijos!

      Excluir
  8. Fiquei mega curiosa com o livro <3 quero ler
    Beijos

    http://dearitgirl.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É uma graça! Quando tiver a oportunidade, se joga!

      Beijos!!

      Excluir
  9. Hmmmn, me interessei. Obrigada pela resenha!

    espacogioegiu.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  10. Não conhecia!
    Gostei do blog :)
    Se seguiu não deu :S
    Beijinho*
    Novo post no blog
    http://andreiiaad.blogspot.pt/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada!
      Oh, aqui está dando como que já estou seguindo. =/

      Beeeijos!

      Excluir
  11. Esses dias encontrei esse livro na loja Americanas, li a sinopse e achei ele bem interessante, só não comprei porque o meu objetivo era outro livro. Sua resenha é muito boa e me fez ainda mais deseja ler ele! ♥
    Beijos,
    www.dosedeilusao.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Entendo perfeitamente essa coisa que querer um e de repente chegar no lugar e querer levar todos. hahahaha Obrigada pelo elogio! Se joga, quando tiver oportunidade!

      Beijos!!

      Excluir
  12. Bom dia,

    Esse livro está na minha lista de desejados, li um livro do autor e gostei demais e espero gostar desse também....abraço.

    devoradordeletras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom!! Eu gostei muito mais de 'Um dia', mas esse é totalmente diferente e me divertiu bastante também!

      Beijos!

      Excluir
  13. O livro parece ser muito bom mesmo. Eu gosto do autor, mas ouvi críticas negativas e pesadas sobre Resposta Certa, então meio que acabei desistindo. Sua resenha me fez pensar sobre o assunto pelo menos, mas achei uma pena que o livro não nos agarre pelo pescoço, como falou.

    Beijos,
    Bi.

    - www.naogostodeunicornios.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É... O livro é uma graça e dá para se divertir. Acho que é uma leitura legal, mas é algo mais para quem está procurando relaxar depois de uma leitura intensa, mais pesada... Eu tinha lido "Um dia" e fui cheia de expectativas para "Respostas certa", que nem se compara, mas é um amor.

      Beijos!!

      Excluir
  14. Essa edição é muito linda. Eu sempre quis ler algum livro desse autor, mas ainda não tive a oportunidade. Ótima resenha.

    http://criativosounao.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É linda mesmo! Minha dica seria ler primeiro "Um dia", que eu achei bem melhor do que esse e é uma graça!

      Beijos!

      Excluir
  15. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  16. Sua resenha está realmente maravilhosa, mas, confesso, essa história não parece me convencer muito, talvez porque eu amo livros que tenham um pouquinho mais de romance emocionante, então essa não chamou muito a minha atenção. Até porque também nunca li uma história como essa, ou parecida. Bem, de qualquer forma tenho certeza que o conteúdo deve ser ótimo sim, aliás, gostei mesmo da resenha!
    Beijinhos ♥
    vorazesleitoras.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Te entendo perfeitamente! Também gosto desses. hahaha Ohh, muito obrigada! Fico muito feliz que tenha gostado! *_*

      Beeeeijos!

      Excluir
  17. Parece ser um livro leve e divertido. Se os personagens ainda conseguem encantar, melhor ainda.
    Excelente resenha.

    Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso top comentarista de setembro. Serão dois vencedores.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É. Dá para se reconhecer em algumas coisinhas e dá para rir um pouco. É bem leve, sem nada complicado, nada tenso, sabe? Gostoso de ler, apesar da falta de emoção...

      Beijos!!

      Excluir
  18. Gosto bastante de livros que se passam em escola/faculdade pra dar uma distraída depois de uma leitura longa, adorei a resenha. :)
    http://corujasemasas.blogspot.com.br/
    Beijos! <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É exatamente para o que eu acho que esse livro serve: relaxar a cabeça depois de um livro longo e tenso. hahaha

      Obrigada!
      Beijos!!

      Excluir
  19. Não conhecia o livro, mas parece ótimo, fiquei aqui encantada com a resenha, e sem contar a capa que achei perfeita! Fiquei louca para ler.

    http://destinoincertoo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada! A capa é linda mesmo! *_* A história não é tãããão empolgante, mas é gostosa de acompanhar!

      Beijos!!

      Excluir
  20. Oi
    Muito boa a sua resenha, tenho vontade de ler esse livro
    pois gostei da escrita do autor e é bom saber que ele é ao menos engraçado
    e os personagens deve ser legais como você disse.

    momentocrivelli.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada!! A escrita dele, sem dúvidas, é ótima e confortável. Li dois livros, contando com esse, e disso não há o que reclamar, na minha opinião também!

      Beijos!!

      Excluir
  21. Olá,
    que capa linda! Gostei muito da sua resenha. Fui convencida a ler esse livro!
    Beijos.
    sonhardevaneios.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  22. Amei a resenha, preciso ler esse livro
    se quiser passar no meu blog ficarei muito feliz
    http://utopiasdegarotaa.blogspot.com.br/
    beijos

    ResponderExcluir
  23. Oie!!!

    Estão falando muito bem desse livro, também quero lê-lo... afinal, confesso, gosto do gênero... Obrigada pela resenha!
    Bjks e boas leituras!

    www.linguaeliteratura.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ohhh, é ótimo encontrar livros bem indicados do gênero que gostamos! Fico feliz! Obrigada você! *_*

      Beijos!

      Excluir
  24. Oi Brenda!
    Ainda não li nada do autor, mas gostei da sua resenha! Não era um livro que me chamava a atenção, mas agora fiquei curiosa.

    Beijos,
    Sora - Meu Jardim de Livros

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olááá!! Fico feliz que tenha gostado. Se tiver oportunidade, leia "Um dia". Foi o primeiro dele que li e gostei bem mais do que desse. Mas se joga e aproveita os bons detalhes desse também!

      Beijos!

      Excluir
  25. BOM DIA ;)
    Nunca li nada desse autor, mas agora fiquei curiosa haha Esse já vai para minha listinha ;)

    http://estantedapri1.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Coloca sim e se puder, leia "Um dia", porque é um amor! *_* O livro é bem mais fofo que o filme e mais gostoso também!

      Beijos!!!

      Excluir

 
© Postando Trechos, VERSION: 02 - Dentro do céu - Agosto/2016. Todos os direitos reservados.
Criado por: Maidy Lacerda
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo