Resenha - Sonhos com deuses e monstros

sábado, 24 de outubro de 2015
Título: Sonhos com deuses e monstros
Autor(a): Laini Taylor
Número de páginas: 556
Editora: Intrínseca

~Se você não leu nenhum livro da saga ainda, cuidado. ALERTA DE SPOILER~

Por: Brenda Sousa

"A guerra faz isso com as pessoas, não tem jeito. A realidade monta o cerco. Esmaga o porta-retratos em que você guardava sua imagem de vida e joga uma nova em cima de você." 
Sonhos com deuses e monstros, Laini Taylor

No último livro da trilogia iniciada com "Feita de fumaça e osso", Laini Taylor trouxe ao ápice a adrenalina que começamos a sentir com o primeiro livro. Em "Sonhos com deuses e monstros" temos um início com a invasão dos anjos à Terra, à vista de todos os habitantes de Roma. Karou e um exército de quimeras estão abrigados numa casbá (clique aqui para entender o que é) no meio do Marrocos, isolados e escondidos de todos os mundos. Zuzana e Mik estão com eles, no meio de toda essa loucura da nova vida de Karou.

Karou está sendo obrigada pelo lobo branco, Thiago, a ressucitar os quimeras mortos,  o que exige muito dela, já que precisa passar por muita dor para conseguir conjurar novos corpos e instalar neles as novas almas. Atividade aprendida com anos de convivência com Brimstone. Brimstone que agora está... morto. As coisas se tornam cada vez piores para Karou. Faz algum tempo que ela não tem nenhum contato com Akiva também, e passa uma parte do livro com raiva dele, com raiva de toda a história que acabou fazendo com que os serafins destruissem todas as pessoas/quimeras que foram importantes na sua vida, como Karou ou Madrigal, que seja. Pouco a pouco vemos Akiva dar provas do seu arrependimento, provas do seu cansaço pelos anos de guerra entre serafins e quimeras, prova da sua confiança e do seu amor por Karou. 


Nos livros anteriores eles tinham um sonho de um mundo onde quimeras e serafins parassem de guerrear e pudessem viver em paz, lado a lado em Eretz. Uma loucura, diante das circunstâncias, mas neste último livro é isso que os dois passam a lutar para conseguir. De um lado, Thiago, o lobo branco, líder dos quimeras, desejando derramar litros de sangue dos serafins; do outro, Jael, líder do império dos serafins, desejando destruir as "feras" quimeras. Como poderiam, Karou, Akiva e os pouquíssimos aliados que eles encontram, conseguir destruir os dois sedentos por mortes? É o que, de diversas formas, vemos se desenrolar em "Sonhos com deuses e monstros". 

"As coisas mudam. Podem ser mudadas por quem tem vontade." 
Sonhos com deuses e monstros, Laini Taylor.

Somos aprensentados a novos personagens, como Eliza, e nos aproximamos ainda mais da história e do lado pessoal de alguns outros, como o próprio Razgut (vide resenhas dos outros livros), Akiva, Liraz e Hazael, entre outros. Conhecemos Ziri! O único Quimera Kirin, mesmo da raça de Karou/Madrigal, ainda vivo. Não há como não se apaixonar pela leveza e esperança trazidas por ele na história. 

A sensação que eu tive com essa leitura foi a de conhecer perfeitamente cada um dos personagens, alguns dos quais fomos apresentados desde o primeiro livro. Neste volume conhecemos um pouco da essência de cada um e a influência da história deles no que são hoje. Dois dos que mais fazem o livro divertido são Zuzana e Mik, amigos de Karou e namorados entre si, humanos no meio do mundo fantástico de Eretz. Dei boas risadas, ainda no meio do caos, com as coisas feitas pelos dois. Mas uma coisa que arrebatou meu coração e me surpreendeu foi o contato entre Liraz (irmã de Akiva) e Ziri. A autora conseguiu tranformar em palavras o que chamo de algo essencialmente singelo. 


Por fim, é difícil resenhar perfeitamente um livro tão rico em detalhes, explicações e personagens. É muito mais fácil sentir e se apaixonar por toda a trilogia "Feita de fumaça e osso". Há um pouquinho de cada coisa na história e em momento algum se torna entediante. Um fato claro é que é peciso ler todos os volumes com muita atenção, pois são muitos nomes, raças, mundos e detalhes para compreender sem se perder na história, mas pouco a pouco nos acostumamos e tomamos o ritmo do mundo criado por Laini Taylor.  

Estou apenas com a sensação de vazio dentro de mim, como sempre sentimos ao acabar uma série/trilogia que gostamos muito. Ainda tenho esperanças que, pela forma como a autora escreveu o final da história, haja algumas publicações relacionadas, mesmo que não seja mais um volume para história. Caso não haja, ainda assim acho que foi a forma incrível de Laini Taylor de nos dizer: "agora é com a imaginação de vocês. Como fica o mundo a partir de então?". E isso, também, fez com que a trilogia alcançasse um espaço especial no meu coração de leitora. 

24 Comentários | BLOGGER
Comentários | FACEBOOK

24 comentários:

  1. Oieee
    Eu não sou muito ligada em livros sobrenaturais, acho que por isto nunca li a série, apesar de amar as capas que são mesmo muito lindas.
    mas, tudo pode mudar e eu não despenso uma boa dica nunca!!!

    Beijo, Vanessa Meiser - Retrô Books
    http://balaiodelivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. hahahaha Acontece! As capas são ótimas sim, e as histórias são tão boas quanto! *_* Espero que goste, quando der a chance para a saga! *_*

      Beijos

      Excluir
  2. Oiii, tudo bem?
    Eu não li os outros livros, tentei ler sem pagar spoiler haha
    Acho as capas desse livros maravilhosas *-*

    bj
    @saymybook
    saymybook.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. hahahaha Espero que tenha consegui! As capas são incríveis mesmo! *_*

      Beijos!!

      Excluir
  3. Olá!
    Ainda não li os outros livros, então apenas dei uma olhada na resenha! Não gosto muito quando o final fica aberto à imaginação, mas, pelos seus comentários, isso não deve ter sido algo negativo nesta trilogia. :)
    beijos ♥
    nuclear--story.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É. às vezes dá aquela vontade de "Quero mais, preciso de mais", mas eu gostei bastante, ,mesmo assim! *_*

      Beijos!

      Excluir
  4. Oiee,
    Eu ainda não li esse livro, mas, como gostei dos primeiros, estou doida para ler ele! *.*
    Adorei a resenha.

    Beijos,
    Juh
    http://umminutoumlivro.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  5. Oi,
    Ainda não li nenhum livro dessa série, mas tenho mt curiosidade! Só escuto elogios a respeito dela!
    Bjs!
    Fadas Literárias

    ResponderExcluir
  6. Eu não li nenhum livro da serie,mas amei a resenha.
    Coloquei ele na minha lista.
    http://www.pensamentosdefabs.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Li a resenha mesmo sem ler os outros livros, porque sou dessas. Adorei.
    Post it & Livros

    ResponderExcluir
  8. Olá Flor
    Tudo bem?
    Confesso que li a Resenha por cima por que não queria estragar a surpresa HAHAHA
    Pois ainda Tenho planos de ler os Livros!
    mas são tantos Livros que acabamos empurrando alguns com a barriga e deixando de lado o.o
    minha lista esta Enorme, parabéns Pela Resenha flor, espero ainda ter a oportunidade de ler, pelo visto você gostou Muito, então fico feliz por isso ^^
    Beijos
    http://resenhaatual.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Te entendo perfeitamente. kkkkk Minha lista é bem enorme também! :P Obrigada, meu bem! Espero que possa ler e goste!

      Beijos!!

      Excluir
  9. Que resenha, hein!
    Sei bem essa sensação boa e ao mesmo tempo ruim de terminar uma série de livros que tanto amamos.

    PS: acho tão lindas as fotos que você tirar dos trechos nos papéis... faz o nome do blog ser literal, haha.

    Blog Entretanto

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente isso!

      Ohhhh! Que linda! A ideia é essa, porque é o objetivo maior do nosso instagram. Fico feliz que goste, obrigada, viu? *_*

      Beijos!!

      Excluir
  10. Oiii

    Que resenha linda! Ultimo livro de série é sempre dificil de ler e resenhar. Aquele clima de despedida, de etapa encerrada que as vezes deixa uma saudade né... Já ouvi falar muito dessa série da Laini, e agora com sua resenha tenho certeza que é ótima mesmo.

    As capas dessa trilogia são de morrer, lindas demais

    Beijokas

    naprateleiradealice.blogspot.com.ar

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente!! Uma vontade de agarrar o livro e não largar nunca mais! Espero que possa ler e goste tanto quanto eu! *_* São maravilhosas as capas, né?

      Beijos!!

      Excluir
  11. Bom dia,

    Eu só leio resenhas positivas dessa série e apesar de não gostar das capas quero ler, sua resenha ficou ótima...abraço.

    devoradordeletras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  12. Amei essa capa e essa resenha, mds preciso desse livro *----*

    seteprimavera.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

 
© Postando Trechos, VERSION: 02 - Dentro do céu - Agosto/2016. Todos os direitos reservados.
Criado por: Maidy Lacerda
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo