Resenha - Caixa de Pássaros

quinta-feira, 12 de novembro de 2015
Título: Caixa de pássaros.
Autor(a): Josh Malerman.
Número de páginas: 264.
Editora: Intrínseca.


Por: Brenda Sousa

"Se o problema é a visão, talvez a gente só precise alterar nosso modo de ver."
Caixa de pássaros, Josh Malerman

O mundo parecia normal até incidentes com mortes suspeitas e bem semelhantes começarem a acontecer em diversas localidades. Malorie acompanhou os acontecimentos através do desespero de sua irmã, Shannon, ao assistir os noticiários conforme os casos aumentavam e se aproximavam mais e mais de sua cidade. Acreditava-se que, as pessoas que passavam por essas mortes, haviam visto alguma coisa que as tinha levado a um estado de loucura, a ponto de se matar. De repente, as pessoas começaram a cobrir suas janelas e portas, a fim de evitar que vissem as tais coisas que levaram a isso. Malorie estava cética, a príncipio, até o momento em que sua irmã foi tapar a janela do banheiro e demorou mais do que devia. Maloria foi atrás dela, gritou seu nome e não obteve resposta alguma. Encontrou Shannon morta no chão do banheiro. Sua irmã se tornava mais um número na estatística.

A partir deste momento, Malorie se desespera. Ela tinha acabado de compartilhar com a irmã que estava grávida do seu ex-namorado (que não mantém mais nenhum tipo de proximidade com ela) e fica desnorteada ao descobrir que seus pais também não respondem mais a nenhum telefonema. Ou seja, ela está, agora, sozinha num mundo onde estão todos enlouquecendo. Lembra-se, então, que mais cedo ao folhear o jornal, viu um anúncio de pessoas que estavam numa casa, morando juntas e que garantiam ser um lugar seguro onde outras pessoas poderiam ir morar. É para lá que Malorie decide ir.


Numa fuga desesperada, torcendo para não ver nada que a enlouquecesse, Malorie chega ao local de destino. A casa está com todas as janelas e portas cobertas, assim como as outras em que ainda há alguém morando. Logo na entrada, todo um protocolo de verificação é feito: se ela está sozinha, se está vendada, o que viu no caminho, como foi parar ali e por que? Ela responde a todas as perguntas, os moradores da casa a colocam para dentro e ela passa por mais um processo de revista. Depois de tudo terminado, os moradores se apresentam: Tom, Don, Jules, Cheryl (a única mulher), Victor (cachorro de Jules) e Felix. Malorie, mesmo sendo mais uma boca para alimentar e um grande problema daqui a 9 meses, é bem recebida e acolhida na casa.

A partir desse momento, o livro nos traz a vida dos personagens confinado nesta casa, saindo apenas para pegar água no poço, vendados e sendo guiados pelas vozes uns dos outros, sempre atentos à barulhos estranhos e movimentos próximos a eles. Pouco depois, mais dois personagens vão chegar e adicionar um pouco de emoção à história, são eles Olympia e Gary. Gary é um cara cético, que não acredita muito que as criaturas tenham todo esse poder sobre os humanos só por serem vistas. Declara que saiu da outra casa porque as pessoas começaram a brigar por esse motivo e acabaram se virando umas contas as outras. Olympia, por sua vez, é a terceira mulher da casa e também está grávida.


Durante toda a história, acompanhamos alternadamente a situação quatro anos antes, quando tudo começou, e como estão as coisas agora. Malorie agora está sozinha com duas crianças, um menino e uma menina cujo nomes não são revelados até o final da história, e tenta fugir de barco para um outro local seguro, que também só descobrimos onde é no final da história. Para mim, a coisa mais angustiante é não saber do que se trata a tal criatura, se é que há alguma. Tive um pouco de medo no começo da história, mas isso se tranformou em gás para terminar de ler a história rapidamente. Depois de ter concluido a leitura, percebi que o momento mais tenso para mim foram os partos de Malorie e Olympia, que se passam num momento de caos dentro da casa.

No geral, o livro é ótimo. Diferente daquilo que vemos com frequência por aí. Não sei se haverá uma continuação, mas acho que seria bem interessante, pois achei que o final não foi tão fantástico quanto o livro inteiro. Talvez o autor não tenha bolado algo tão bom para ser explicado no final e caminhou para o desfecho com o qual o livro foi publicado. Não me entendam mal, não foi um final ruim, mas foi um final que me rendeu ainda algumas dúvidas sobre como as coisas ficariam. Por fim, eu indico a leitura. Conheci o livro na turnê intrínseca e desde então desejava lê-lo. Espero que gostem! Aos que leram, o que acharam?
14 Comentários | BLOGGER
Comentários | FACEBOOK

14 comentários:

  1. Quando eu vi que tinha resenha desse livro aqui no blog, Nossaaaa, quase fiquei louca [Entenda a referencia, por favor haha ]. Josh Malerman é demais. Ele esteve no Brasil, na Bienal. Consegui tirar foto com ele. Lembro que ele explicou algumas coisas sobre o final na entrevista, mas também deixou dúvidas, por exemplo, ele disse que não sabe como as criaturas são. [Como assim não sabe?????? Muito menos nós.] Mas uma coisa legal. Volte na parte onde tira a venda no Rio. Perceba que na verdade, alguém tira a venda por ela. Advinha quem o Josh imaginou que era? Gary. ... Desculpe o comentário gigante... MAS EU AMO ESSE LIVRO... chega logo 2017, porque eu quero esse filme.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. kkkkkkkkk É, eu soube que ele esteve na bienal. Eu passaria horas questionando várias coisas! kkkkk Que bom que você conseguiu! *---* Pois é! Nós é que não temos como saber, né? :P Séério? Faria sentido, né. Imaginei algo semelhante... Adoro comentários gigantes! kkkk Ideeeem!

      Beijos

      Excluir
  2. Sempre li resenhas positivas sobre ele, mas confesso que ainda não bateu aquela vontade imensa de o ler. Futuramente quem sabe?
    Beijos.
    http://recolhendopalavras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Quando vi o book trailer desse livro fiquei doida! Queria ler de qualquer jeito e o comprei em pré-venda. Me lembro que ele chegou na sexta-feira, e quando cheguei em casa do trabalho precisava arrumar minhas malas para viajar, ia para um sitio. Dei uma de anti-social e fiquei lendo compulsivamente, pois queria saber a qualquer coisa o que iria acontecer... o que eram aquelas criaturas... e nada.
    Me decepcionei muito.
    Achei que ele tinha tudo pra ser um puta livro (me perdoe pelo palavreado) mas achei a narrativa cansativa, achei que demorou demais pra acontecer alguma coisa... Quando aconteceu foi bacana, mas depois tudo ficou morno novamente.
    Esperava mais.
    Talvez se eu não tivesse tanta expectativa, teria gostado mais.
    "Tu te torna eternamente responsável pela expectativa que crias".
    Rsrsr
    Beijos!
    Fabi Carvalhais
    http://www.pausaparapitacos.blogspot.com.br - @pausaparapitacos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. hahahaha amei a frase final do seu comentário! Mas é isso mesmo. Eu vi na turnê intrínseca e esperava que fosse muito melhor. Tive a impressão que o autor ficou com medo de dar um final e estragar a história ou que ele não soube como resolver o livro. =/

      Beijos

      Excluir
  4. Adorooooooooo esse livro mesmo com esse final esquisito, eu o li em janeiro e que bom que vc super curtiu também. Adorei as fotos, eu sempre reclamo que as pessoas nunca postam fotos dos livros, e você tem todo um cuidado pra ficar tudo bonitinho parabéns. Curti muito. Bjos #Guto

    http://lumenseries.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ohhh! Obrigada! *-*
      Fico feliz que tenha curtido o liro também, apesar de termos esperado mais do final! :P

      Beijos

      Excluir
  5. Eu achei que o livro é muito atormentador, mas não achei esse livro o melhor do mundo, como vejo muitos comentários, acho que no final o autor se perdeu!

    Beijos,

    http://sweetlikecaramel.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente isso que penso também. Parece que ele não conseguiu um final que fosse tão bom e deixou assim...

      Beijos

      Excluir
  6. Essa foto ficou linda!
    estou louca para ler esse livro, ta na minha lista de desejos e leituras.hahaha

    bjus
    http://tutiaah.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada! *_* Leeia e depois nos conte sua opinião! :P

      Beijos!!

      Excluir
  7. GEEEEEEEEEEEEEEEEEEEENT do céeu, sou doida pra ler este livro, ele esta na lista que em breve vou comprar e acabar com minha grande curiosidade !
    Ameeeei a resenha Parabéns !

    http://bellapagina.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. hahahaha Se jooooga! Espero que consiga e que curta a leitura. kkkkk
      Obrigada.

      Beijos!

      Excluir

 
© Postando Trechos, VERSION: 02 - Dentro do céu - Agosto/2016. Todos os direitos reservados.
Criado por: Maidy Lacerda
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo