Resenha – Star Wars: Herdeiro do Império

terça-feira, 15 de dezembro de 2015
Título: Herdeiro do Império
Autor: Timothy Zahn
Número de páginas: 472
Editora: Aleph

SINOPSE: Luke, Han e Leia enfrentam uma nova ameaça. Cinco anos após a destruição da Estrela da Morte, a ainda frágil República luta para restabelecer o controle político e curar as feridas deixadas pela guerra que assolou a galáxia. O Império, porém, parece não ter morrido com Darth Vader e o Imperador. Habitando os confins da galáxia, o Grão-Almirante Thrawn, gênio militar por trás de diversas ações imperiais, ainda luta para reconquistar o poder perdido. A bordo do destroier estelar Quimera, ele descobre segredos que lhe darão a chance de destruir definitivamente o que restou da Aliança Rebelde, para assim retomar o domínio da galáxia e controlar os últimos dos Jedi. 


Por: Karine dos Reis

“ – E eu quero o velho Império de volta – ela retorquiu. - Nem sempre temos o que queremos, não é?
Luke balançou a cabeça
- Não. Não temos. ” 
Star Wars: Herdeiro do Império

Antes de tudo, deixem eu me apresentar. Olá, meu nome é Karine dos Reis, eu tenho 21 anos e moro no Rio de Janeiro e estudo biologia na UERJ. Sou amiga da Brenda há 4 anos e no ano passado ela me convidou para essa participar do Postando Trechos no Instagram e agora que ele já é um filhinho que está crescendo e tem um blog eu perguntei se poderia postar uma resenha, na qual ela disse “Sim.” de imediato. Love you Brê <3

Star Wars para mim é uma das coisas mais maravilhosas criadas nesse mundo. Assisti aos filmes no início ano devido ao lançamento do Episódio VII que será no dia 17, e foi paixão à primeira vista. Quando eu acabei de assistir todos os filmes eu fiquei: E agora? Eu sabia que o Universo Expandido de Star Wars era imenso e por isso eu não sabia por onde começar. Então me recomendaram a Trilogia Thrawn que é considerado um dos importantes marcos do Universo Expandido.

A história se passa 5 anos após aos acontecimentos do Episódio VI – O Retorno de Jedi e mostra como Luke, Han e Leia estão se adequando a vida após a destruição da Estrela da Morte. Han, que agora é general, se casou com a princesa Leia que está grávida de gêmeos. Luke é o último Jedi existente e eles estão tentando instaurar uma nova República.

O que eles não esperavam era que houvesse um Grão-Almirate Thrawn que quer destruir a República e Luke Skywalker de todas as maneiras e que junto com o capitão Palleon contam com a ajuda do mestre C’baoth que deseja sequestrar a princesa Leia e os gêmeos devido a presença da Força que é forte neles.

O livro ainda mostra Talon Karrde que assumiu os negócios após a morte de Jabba e que prefere se abster dessa guerra e também conhecemos Mara Jade, assistente de Talon Karrde que nutre um imenso ódio por Luke Skywalker.


Eu comprei esse livro na Bienal que teve aqui no Rio em setembro. E eu fiquei muito ansiosa para ler e também com medo de me decepcionar, mas esse medo foi embora logo nos primeiros capítulos. Parecia que eu realmente estava assistindo a um episódio de Star Wars, devido as várias reviravoltas que a trama apresenta e em várias cenas eu imaginei realmente como seria se fosse em um filme de Star Wars.

Luke, Leia e Han estão perfeitamente bem escritos e em várias partes eu me peguei imaginando tudo acontecendo como se fosse em um Episódio de Star Wars. Luke com os seus conflitos internos por agora ser o último Jedi existente e recebe uma última aparição de Obi Wan Kenobi que lhe diz que apesar da morte do imperador o lado sombrio é poderoso, que ele enfrentará novos perigos, mas que encontrará novos aliados.

Luke também está ensinando Leia as habilidades de um Jedi, e é  lindo como o autor desenvolveu a conexão deles através da Força que foi apresentado nos episódios “O Império Contra-Ataca” e “O Retorno de Jedi”. Leia, além das aulas de treinamento Jedi e da sua gravidez de gêmeos, possui a missão de regir uma nova República mas encontra dificuldades até mesmo em seus aliados. Mas para mim, o melhor personagem de todos (até porque é o meu favorito) é o Han Solo. Em várias páginas eu me peguei rindo loucamente de suas falas e do seu modo de agir e também das sacadas de mestre que muitas vezes ele apresentou e que me fizeram vibrar. 


Também é necessário ressaltar a descrição dos novos personagens. O Timothy descreveu os personagens novos de uma maneira rápida e única e deixando para aprofundá-los mais nos capítulos seguintes. Desses novos personagens eu gostei muito do Grão-Almirante Thrawn e da Mara Jade. É incrível como várias vezes eu me peguei prevendo os movimentos do Thrawn e de repente ele fazia tudo diferente do que eu tinha imaginado e a maldade dele é sensacional, ele é tão bem escrito que é impossível odiá-lo. Já a Mara Jade com todo o seu ódio e vingança por Luke se mostra uma personagem incrível, sagaz e ela nos surpreendente quando em um ponto da história há uma reviravolta incrível e é finalmente revelado o motivo de ela odiar tanto o Luke.

Eu realmente me apaixonei por esse livro. A forma como os personagens antigos e novos interagem entre si e as reviravoltas que o Timothy nos proporciona e nos faz querer ler mais e mais, até que você se depara com aquele “Continua...”

Eu recomendo você ter assistido a todos os filmes da saga antes de ler o livro, porque o autor assume que o leitor já viu os filmes, com isso, nenhum dos personagens apresentados nos episódios anteriores são introduzidos e além disso, há várias citações dos episódios anteriores. E quem prefere deixar para ler depois de assistir o Episódio VII não precisa se preocupar, o JJ Abrams já falou que não iria utilizar nada do Universo Expandido no Episódio VII.

Eu mal posso esperar para ler a parte II da trilogia que é a “Ascensão da Força Sombria”. Eu recomendo a Trilogia Thrawn para todos aqueles que querem conhecer mais sobre o Universo Expandido de Star Wars. Acho que todos irão adorar, e irão se sentir naquela galáxia muito, muito distante.

Que a Força esteja com vocês.

16 Comentários | BLOGGER
Comentários | FACEBOOK

16 comentários:

  1. Olá :)
    Eu também amo Star Wars e preciso muito ler essas séries que estão saindo nas editoras e essa com universo estendido que me deixa mais curiosa ainda.
    Adorei sua resenha!

    Bjks,
    http://livrosentretenimento.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também!!!! Tem tantos livros que eu vou precisar de anos para ler e completar a coleção!
      Muito obrigada pelo elogio, beijos!

      Excluir
  2. Oi Karine!
    Eu adoro Star Wars, mas ainda não li nenhum livro relacionado.
    Gostei bastante da sua resenha, o livro parece ser ótimo! Vou ver se coloco ele na minha lista *-*

    Beijos,
    Sora - Meu Jardim de Livros

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Sora, amei sua foto de perfil, rs
      Coloca sim. Você vai amar!
      Beijos!

      Excluir
  3. Oi!
    Confesso que sempre achei o máximo o fandom de Star Wars mas nunca li os livros e não cheguei a assistir todos os filmes.
    Amei a resenha!
    Beijos,

    Borboletas de papel Ƹ̴Ӂ̴Ʒ

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Eu também achava um máximo e um dia eu tive coragem para assistir e me apaixonei. Quando você tiver um tempo, tente assistir, você não vai se arrepender.
      Obrigada pelo elogio =)
      Beijjos!

      Excluir
  4. Oiieee


    Apesar de tantos fãs leais de Stars Wars nunca conferi nenhum dos livros e mesmo o filme vi apenas algum parte (a versão mais nova). Quem sabe um dia eu me anime... por enquanto tenho muitas séries pendentes e quero tentar terminá-las primeiro. Resenha ótima e super compleeta

    Beijokas

    naprateleiradealice.blogspot.com.ar

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oiiiee!!
      A versão antiga é bem meia legal que a nova. Comece por eles se algum dia você se animar.
      Obrigada pelo elogio.
      Beijos!!!!

      Excluir
  5. Sabe que nunca tive interesse em ler essa série :C Sei lá, não me cativou muito. Enfim, adorei sua resenha!!

    http://www.leitorasvorazes.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Me sinto envergonhada de dizer que nunca assisti a nenhum filme da série e nem li nenhum dos livros. Sei apenas o básico que todos sabem rs
    Pela sua resenha parece ser realmente uma grande história.
    Fico feliz que a leitura tenha alcançado as suas expectativas.

    http://blogquerida.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola =)
      Dê uma chance a Star Wars, tenho certeza de que você não irá se arrepender. É uma história maravilhosa!!!

      Excluir
  7. Ainda não li nenhum desses livros da série, acho que tenho medo de pegar e acabar estragando a imagem do filme, mas pela sua resenha a história se mantêm fiel e tão boa quanto!

    xx Carol
    http://caverna-literaria.blogspot.com.br/
    Tem resenha nova no blog de "O Projeto Rosie", vem conferir!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá =)
      O Timothy foi realmente muito cuidadoso em não estragar a imagem do filme para nós fãs. É realmente, muito bom, mal posso esperar para ler a continuação.

      Excluir
  8. Adorei a resenha. Eu adoro os filmes de Star Wars, mas até hoje não li nenhum dos livros por receio de não ser a altura dos filmes. Mas você disse que parece que estava assistindo a um filme, então acho que darei uma chance.

    Virando Amor

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá =)
      Sim, dê uma chance aos livros. Eu acho que você não irá se arrepender pois o Timothy teve muito cuidado com a história e com os personagens tão queridos para nós.

      Excluir

 
© Postando Trechos, VERSION: 02 - Dentro do céu - Agosto/2016. Todos os direitos reservados.
Criado por: Maidy Lacerda
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo