[TAG] Tá na estante não leu, seu amigo escolheu! - Para sempre Alice

domingo, 13 de dezembro de 2015
Olá, leitores!!

Vamos responder a mais uma tag literária hoje, porém uma tag diferente. A Laila do blog Livrosterapias  me indicou, e aqui estou eu. O projeto consiste em alguns passos, dentre eles escolher 1 entre 5 livros da estante de alguém, para que essa pessoa o leia e poste uma resenha dele dentro de 30 dias. O meu prazo foi até o dia 16 de Dezembro, e o meu escolhido foi o livro "Para sempre Alice", de Lisa Genova. Vamos lá? 


Título: Para sempre Alice
Autor(a): Lisa Genova
Numero de páginas: 279
Editora: Nova fronteira

Por: Brenda Sousa

“Quando não há mais certezas possíveis, só o amor sabe o que é verdade.”
Para sempre Alice, Lisa Genova

Alice Howland tem 50 anos de idade, é uma professora muito renomada na área de Psicologia em Harvard e há muitos anos dá aulas na universidade, dá palestras e aparece em convenções em todo o mundo. Já escreveu um livro, juntamente com seu marido, John, e tem uma vida maravilhosa, desejada por muitos. Alice tem três filhos: Lydia, Tom e Anna, todos criados e com um futuro pela frente. Ela perdeu sua irmã e sua mãe quando tinha ainda 17 anos, num acidente de carro em que seu pai dirigia bêbado, o que a fez ter raiva dele pelo resto da vida. Se afastou e o pai morreu algum tempo depois, portanto sua família são apenas seus filhos e seu marido.


Com o passar do tempo Alice percebe que alguns eventos incomuns vem acontecendo com ela. Tem tido lapsos de memória, tem se perdido em lugares que frequentou por muitos anos, esquece onde guardou as coisas, dentre outros exemplos. A primeira ideia é de que esses lapsos tratavam-se apenas de uma característica da menopausa e assim não procurou um especialista logo no começo. O grande problema é que, quando decidiu buscar ajuda mais profunda, foi diagnosticada com Alzheimer de instalação precoce e descobriu que tinha o gene afetado, o que só confirmou biologicamente o seu diagnóstico.

Como ela não pudera acompanhar de perto seus pais, não poderia ter ideia de que estaria suscetível a algo assim e a descoberta abalou todas as suas estruturas. Aos poucos ela foi tendo dificuldades na vida cotidiana, esqueceu temas de aulas que deu nos último 20 anos, não lembrou nome de pessoas próximas, entre outras coisas, e a sua vida mudou por completo. Seu emprego, sua relação com o marido e com os filhos foi modificada drasticamente, além do que, sabendo da hereditariedade da doença, acabaram descobrindo nos testes que Anna, sua filha mais velha, tem o mesmo gene afetado que Alice, o que também foi chocante para todos. A partir daí, a vida de Alice é regulada por todos ao seu redor, passa a receber olhares estranhos, duvidam da sua capacidade e seu psicológico também não age tão bem frente a isso, como já era de se esperar.

[...]

Desde o Oscar, quando descobri que o filme “Para sempre Alice” era baseado em um livro, resisti a não assisti-lo, porque quis ler a obra primeiro. Me surpreendi com a força das palavras escritas pela autora, pela forma realista como é passada a doença e seu avanço progressivo e o quanto é capaz de deteriorar uma pessoa. É uma doença degenerativa e sem cura, o que nos faz refletir a todo o momento durante o livro sobre o que fazemos com a nossa vida, nós, saudáveis, que não aproveitamos todos os momentos possíveis.



Sou estudante de Fonoaudiologia, como alguns aqui sabem, e o livro ainda teve para mim o adicional de falar um pouco da minha área, com relação à linguagem, o que foi incrível. É uma leitura difícil não no sentido prático, mas no sentido emocional. A descrição dos fatos muitas vezes é feita da forma como Alice os entende, muitas vezes a repetição de coisas já ditas anteriormente num mesmo diálogo nos faz pensar: “Poxa, ela não lembra do que acabou de ser dito” e eu tive a sensação de que estava conversando com ela no  momento e não saberia como agir. 

“Meus ontens estão desaparecendo e meus amanhãs são incertos. Então, para que eu vivo? Vivo para cada dia.Vivo o presente. Num amanhã próximo. Esquecerei que estive aqui diante de vocês e que fiz este discurso. Mas o simples fato de eu vir a esquecê-lo num amanhã qualquer não significa que hoje eu não tenha vivido cada segundo dele. Esquecerei o Hoje. Mas isso não significa que o Hoje não tem Importância.”
Para sempre Alice, Lisa Genova

Apesar da complexidade, por tratar do Alzheimer, é um livro muito bonito. Que fala da importância do amor, do apoio da família, da união entre pais e filhos e acima de tudo de superação, de não sucumbir à doença, de lutar para que ela não tome posse de você, apesar de, nesse caso, isso ser um pouco difícil. Gostei muito da história, da personagem e de todo o livro. Em breve assistirei o filme e pretendo me emocionar com a atuação de Juliane Moore, que ganhou Oscar de melhor atriz pela interpretação de Alice. (Assista ao trailer AQUI)


27 Comentários | BLOGGER
Comentários | FACEBOOK

27 comentários:

  1. Caracaaa, Brenda.. q bacana!!!! então acertei na escolha... rsrsrs... escolhi este livro pq me interessei muitooo pela sinopse... com sua resenha só fiquei mais interessada ainda... Que legal o livro falar da sua área... adoro qdo isso acontece comigo.. adorei sua resenha e fico feliz q vc tenha gostado do livro...

    livros terapias / Sorteio de Fim de ano

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pelo convite! hahahaha É uma delícia quando encontramos literatura voltada para o que gostamos de estudar, né? Fica ainda mais gostoso de ler!

      Beijos!!

      Excluir
  2. Oie,
    já me falaram muito dessa história, mas acho que do filme.
    Adorei! Parece ser muito boa.
    Dica anotada.

    bjos
    http://blog.vanessasueroz.com.br

    ResponderExcluir
  3. Oi, Brenda!
    Esse livro parece ser lindo e triste ao mesmo tempo. Eu sempre confundo esse livro/filme com um que a Nicole Kidman fez, mas nunca lembro o nome hahahah
    Beijos
    Balaio de Babados || Participe da promoção Natal do Babado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É exatamente assim. O da Nicole Kidman é "Antes de dormir"? Algo assim? Porque foi outro que eu fiquei louca para ver e quando fui no cinema já tinha saído de cartaz. Sofri. hahaha

      Excluir
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
  4. Oi oi !
    Desde que assisti o filme e fiquei sabendo da existência do livro adicionei de cara à lista de desejados. Ainda não tive a oportunidade de ler, mas parece ser ótimo, assim como o filme.
    Beijos, Sorvete Literário

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim sim. Ainda não vi o filme, mas estou na expectativa!

      Beijos

      Excluir
  5. Olá!
    Linda resenha! Só assisti ao filme e adorei. A cena do discurso dela é linda demais!
    Bjs

    EntreLinhas Fantásticas | SORTEIO 250 SEGUIDORES! NOS SIGA E PARTICIPE :)

    ResponderExcluir
  6. Nossa :O ,já tinha visto o livro quando vou na livraria, e sempre me interessei agora que li a resenha fiquei ainda mais interessada em ler ele logo ! gostei muito da resenha :)
    Beeijos :*
    http://bellapagina.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muuito obrigada! Espero que possa ler e goste do livro!

      Beijos

      Excluir
  7. Olá,
    Eu não quero ler esse livro nem ver o filme porque já sei o quanto vou sofre com a história. Eu tenho meu pai aqui em casa com Alzheimer e sei o quanto é difícil essa doença. Para todas as partes. Só eu e minha mãe sabemos o que estamos passando. Quanto ao projeto, eu já participei e gostei muito da experiencia.

    Blog Prefácio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Foi bem forte para mim. Acho importante que pessoas que não conhecem a realidade entendam um pouco o quanto é difícil e a importância disso. Força e muito apoio para vocês todos.

      Bem legal o projeto, né? Curti muito também!

      Beijos

      Excluir
  8. Só assisti o filme. É mesmo uma bela história, mas não fiquei interessada em fazer a leitura.
    Tomara que você goste do filme também. Juliane Moore está fantástica!
    Beijos,
    alemdacontracapa.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estou bem curiosa para vê-la no papel de Alice.

      Beijos

      Excluir
  9. Não li o livro ainda, mas vi o filme e ele foi muito impactante !

    Beijos,

    http://sweetlikecaramel.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  10. Oi
    eu já participei desse projeto, que bom que você leu o livro e que ele te conquistou, até pelas palavras e a história realmente parece ser bem emocionante e é legal ver coisas assim que a família apoiam.

    momentocrivelli.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O projeto é bem incentivador! Sim sim, é muito emocionante acompanhar tudo. Mexe com o coração e com a cabeça...

      Beijos

      Excluir
  11. Oiii
    Adorei seu post...estou com vontade de ler este livro....
    E estou louca pelo filme...
    bjooos

    http://diariodalulu.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz que tenha gostado. Espero que goste da leitura, quando puder ler.

      Beijos

      Excluir
  12. Oii, tudo bem ?
    Sou doida para ler esse livro.
    Parece ser muito bom.
    Ainda não tive a oportunidade de assistir o filme, mas ainda verei.
    Adorei sua resenha.

    Beijos
    http://saymybook.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Em breve verei também. Se puder, leia também! Bastante interessante e emocionante a leitura. Obrigada!

      Beijos

      Excluir
  13. Oi!
    Sempre que entro no Netflix, vejo a opção de assistir "Para sempre Alice", mas nunca me interessei. Agora, depois de ler a sua resenha, não vejo a hora de ligar a tv e assistir ao filme. Não sabia que tinha o livro, vou ver o filme primeiro para depois ler o livro.
    Beijokas!
    http://viciadaporlivro.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Veeeeja! Depois nos conte o que achou também! Espero que goste.

      Beijos

      Excluir

 
© Postando Trechos, VERSION: 02 - Dentro do céu - Agosto/2016. Todos os direitos reservados.
Criado por: Maidy Lacerda
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo