@postandotrechos entrevista! - Rebeca Melo

domingo, 3 de janeiro de 2016
Olá, leitores!

Nesse primeiro mês do ano aqui no blog teremos uma série de entrevistas com nossos parceiros. Vamos apresentar um pouquinho deles para vocês. Espero que gostem e se aproximem mais dos seus trabalhos.

A primeira entrevistada foi Rebeca Melo. Ela é autora dos livros "As lendas de Saas" (Resenhas: PARTE 1 - PARTE 2) e "Rainha dos corações congelados" (Primeiras impressões - Resenha em breve). "As lendas de Saas"  foi inicialmente postado no site canadense Wattpad e conquistou um grande número de fãs, tornando-se a obra de Ficção Científica mais comentada da plataforma (dentre as obras em português - Brasil e Portugal)! 


Vamos começar a conhecê-la melhor?


Olá, autora! Seja bem vinda à nossa série de entrevistas. A primeira pergunta é clássica: o que te inspirou a escrever o seu primeiro livro? Qual foi ele? E o que te fez querer seguir como escritora?
Olá, é uma alegria “estar aqui”! A ideia de escrever As Lendas de Saas veio quando eu estava tentando dormir. Este livro não seria diferente de tantos outros que eu já havia começado e desistido, caso não tivesse me deparado com um livro de Sidney Sheldon na biblioteca da faculdade. Ler aquele livro que eu detestei de um autor que adoro, me fez perceber que somos todos humanos fadados a errar e a progredir. Eu achava que escritores profissionais já nasciam prontos (juro!). A partir daquele dia eu percebi que poderia ser uma escritora, eu só precisava ter perseverança para não desistir e paciência para aprender. As Lendas de Saas (Parte 1) foi o primeiro livro que comecei e terminei.

Você passou toda a sua infância em Guiné-Bissau, África, certo? Que aspectos de sua vida lá você já trouxe ou traz para as suas histórias? 
Eu utilizei algumas particularidades da cultura onde morei e adaptei para o livro As Lendas de Saas. Como essa Ficção acontece em tempos remotos, o ambiente rústico africano foi uma grande inspiração pra mim. Por exemplo, no Oriente de Saas os banheiros são do lado de fora das casas, quem se lembra disso? Em Guiné os banheiros também são do lado de fora.

Em que momento você percebeu que tinha um grande número de fãs de suas obras? Como se sentiu com o sucesso? 
Foi quando Rainha dos Corações Congelados estava com algo entre 100 mil e 200 mil leituras. Na época eu tinha uma média de 5 mil visualizações por dia! Foi neste momento que pensei: “obrigada Jesus, está dando certo!” Fiquei estonteante e felicíssima!

Além da carreira de escritora, você também faz faculdade de administração. Você tem alguma rotina organizada para conciliar as atividades? 
Atualmente, não. Como estou no último semestre e fazendo TCC, a prioridade é terminar o curso. Escrevo quando posso e sinto vontade. Mas, no início, eu tinha a meta de escrever 2 capítulos por semana. Foi assim que consegui escrever o primeiro livro de As Lendas de Saas.


Todos os seus personagens têm nomes muito diferentes do comum. Eles simplesmente surgem ou há algo que te inspira a criá-los? Poderia citar um exemplo? 
Ah não, foi muito difícil criar os nomes! Acho que isso é 10 vezes mais difícil do que imaginar um mundo inteiro! Alguns nomes eu encontrei em sites de viciados em RPG, e outros eu criei a partir de um programa que baixei que mistura letras para criação de nomes diferentes.

Qual foi o primeiro livro que você escreveu? Teve apoio da família e amigos desde o início? 
Foi o Volume 1 de As Lendas de Saas. Na época eu não tinha nada: leitor beta, apoio da família nem dos amigos. Até porque eu mesma não acreditava em mim! Eu só fui acreditar no meu talento e, por fim, atrair a atenção da família e amigos depois que comecei a postar no Wattpad. 

Você é um dos destaques brasileiros do Wattpad. Quais conselhos daria para os novos autores que surgem diariamente nesta plataforma? 
O Wattpad não faz milagres. Ele é o local onde o “milagre” acontece, mas é VOCÊ quem faz acontecer. Meu conselho é: dêem o melhor de si para trabalhar na história, e tenham paciência para esperar os frutos do trabalho. A ansiedade é uma inimiga sutil...

Sobre “As lendas de Saas” e “Rainha dos corações congelados”, quais as previsões de lançamentos dos próximos volumes? Há novos projetos em mente ou em desenvolvimento?
Pretendo começar a escrever o Volume 3 de Rainha dos Corações Congelados no primeiro semestre de 2016. O lançamento do Volume 2 seria também neste período, acredito eu. Atualmente estou trabalhando num livro de fantasia que será volume único e quero publicá-lo em 2016. Já o final da trilogia As Lendas de Saas, só em 2017. (Eu sei, respira fundo.)

Há pouco tempo o livro físico de “Rainha dos corações congelados” foi publicado. Qual foi a sensação de finalmente tê-lo em suas mãos? 
Foi legal... Surreal, na verdade. Porém, o melhor de tudo é ver outra pessoa segurando seu livro. É escrever uma dedicatória e autografar pra ela. Esse sentimento é mais forte.


Quais os maiores desafios que encontrou na carreira de escritora até agora?
O maior desafio é ter perseverança. Porque os baldes de água fria que a vida te dá são desanimadores. É preciso ter muita fé de que, um dia, tudo vai valer à pena... Também é preciso ter paciência para aprender falhando.

Se pudesse indicar um de seus livros em especial, qual seria?
Seria aquele que tem escrito “Rebeca S. Melo” na capa. (Kkk)  Sério, não dá pra indicar só um! Rainha dos Corações Congelados é semelhante aos contos de fadas, só que sem o final clichê. E As Lendas de Saas é uma história épica diferente de todas que já li. Se você gosta mais de romance, leia RDCC. Se prefere ação e aventura, ALDS é o seu livro.

27 Comentários | BLOGGER
Comentários | FACEBOOK

27 comentários:

  1. Olá!
    Ainda não tive o prazer de conhecer o trabalho da Rebeca Melo, mas lendo a entrevista dela achei ela uma fofa!
    Parabéns pela parceria e pela entrevista.
    Beijokas!
    http://viciadaporlivro.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ela é um amoooor de pessoa e talentosíssima. Não falo isso da boca pra fora não. Já li três livros e sou apaixonada! <3
      Obrigada.

      Beijos

      Excluir
  2. Oi, tudo bem? Ainda não conhecia a autora, acredita? Mas adorei conhecê-la! Os livros dela parecem ser tão legais, né? :) Parabéns pela entrevista! *----*

    Abraço

    http://tonylucasblog.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tudo bem sim!! :D
      Os livros são MARAVILHOSOS! Vale muito a pena.
      Obrigada!

      Beijos

      Excluir
  3. Gente, ela é muito simpática!
    Eu vi suas resenhas sobre os livros e fiquei bem interessada em ler. Anotei aqui na listinha.
    Beijos
    Balaio de Babados

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OBAAA! Não irá se arrepender. Ela é um amor de pessoa e uma escritora maravilhosa.

      Beijos

      Excluir
  4. Eu ainda não conhecia a autora, nem os livros e nem seu blog, maas, já cheguei amando tudo! Parabéns ;) Já quero ler os livros dela, haha
    Beijos,
    Do it like Anna

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Opaaa! hahaha Fico feliz que tenha gostado de tudo aqui. Muuuito obrigada! <3 Seja bem vinda.

      Beijos

      Excluir
  5. Olá!
    Ainda não li nenhuma obra desta autora e adorei conhecê-la melhor. Realmente, é necessário se dedicar muito para que haja resultados. :)
    beijos ♥
    nuclear--story.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade. Ohh, fico feliz que tenha gostado de conhecê-la. <3

      Beijos

      Excluir
  6. Adorei saber que vai ter entrevista o mês inteiro. Não conhecia a autora, adorei conhecer um pouco dela e seu trabalho (principalmente por ser ficção científica, amo!). E ela é linda!

    http://virandoamor.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Siiim! Ela é ótima!!
      Em breve a da Isadora estará por aqui.

      Beijos

      Excluir
  7. Oi! Eu não conhecia a autora e gostei de conferir a entrevista. A Rainha dos Corações Congelado me deixou curiosa, gostaria de conferir.
    Bjos!! Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  8. Oi! Eu não conhecia a autora e gostei de conferir a entrevista. A Rainha dos Corações Congelado me deixou curiosa, gostaria de conferir.
    Bjos!! Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  9. Que simpática ela! Ainda não tive o prazer de conhecer os livros da Rebeca, mas me interessei muito por eles... espero conseguir ler pelo menos um nesse ano, deseje-me sorte! ahahah
    Beijos
    www.vidaemmarte.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Um amor de pessoa! <3 Espero que possa ler, porque valem muito a pena! E boa sorte sim. hahaha

      Beijos

      Excluir
  10. Olá!
    Não tive a oportunidade de ler nada da autora ainda mas ela parece ser muito fofa e carismática. Amei a entrevista.
    Beijos!


    Borboletas de papel Ƹ̴Ӂ̴Ʒ

    Conheça o novo projeto literário #12HistóriasBrasileiras e participe!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ela é tudo isso sim. <3
      Fico feliz que tenha gostado.

      Beijos

      Excluir
  11. Oii
    muito legal a entrevista, não conhecia ela e nem os livros, só que parecem ser interessante e que bom que ele se tornou um sucesso, quem sabe algum dia eu leia o livro.

    momentocrivelli.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Foi e é um sucesso merecido. As pessoas estão aprendendo a valorizar a nossa literatura cada vez mais!!

      Beijos

      Excluir
  12. Ah, foi animador lê isso. Também estou escrevendo um livro para postá-lo na mesma plataforma. Não conhecia a autora nem suas obras em breve irei lê.
    http://16primaverasblog.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sucesso para você também! *_* Espero que goste da leitura.

      Beijos

      Excluir
  13. Olá!
    Eu não conhecia a autora nem as publicações, mas gostei muito da entrevista e fiquei com vontade de conferir os livros.
    Beijos
    http://numrelicario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Oie, tudo bem ???
    Adorei a sua entrevista. Adoro ver entrevistas com autores em blogs literários. Além de ser uma forma bem legal de divulgar o trabalho do autor e seu nome, é um jeito interessante de conhecer mais detalhes sobre os mesmos, de conhecer o que os motiva, como funciona sua rotina, faz com que nos sintamos mais próximos deles !!!
    Gostei muito das suas perguntas, e já anotei os títulos dos livros da autora aqui para poder ler quando tiver a chance !!!

    Beijinhos
    Hear the Bells

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim sim! Nos mostra um pouco de como o autor ou autora é, como pensa, como é sua rotina. Isso é muito gostos, né? *_* Fico feliz que tenha curtido e espero que possa ler os livros dela e goste tanto como eu gosto!

      Beijos

      Excluir

 
© Postando Trechos, VERSION: 02 - Dentro do céu - Agosto/2016. Todos os direitos reservados.
Criado por: Maidy Lacerda
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo