Campanha Setembro Amarelo

quinta-feira, 22 de setembro de 2016

Olá, leitores!

O nosso post de hoje é muito especial. Somos um blog literário, mas o tema de hoje não tem a ver com isso diretamente. Vamos falar da campanha Setembro Amarelo! Setembro Amarelo é uma campanha de conscientização sobre a prevenção do suicídio, com o objetivo direto de alertar a população a respeito da realidade do suicídio no Brasil e no mundo e suas formas de prevenção. Ocorre no mês de setembro, desde 2014, por meio de identificação de locais públicos e particulares com a cor amarela e ampla divulgação de informações. 

Iniciado no Brasil pelo CVV (Centro de Valorização da Vida), CFM (Conselho Federal de Medicina) e ABP (Associação Brasileira de Psiquiatria), o Setembro Amarelo realizou as primeiras atividades em 2014 concentradas em Brasília. Em 2015 já conseguiu uma maior exposição com ações em todas as regiões do país. Mundialmente, o IASP – Associação Internacional para Prevenção do Suicídio estimula a divulgação da causa, vinculado ao dia 10 do mesmo mês no qual se comemora o Dia Mundial de Prevenção do Suicídio. 


Um problema de saúde pública que vive atualmente a situação do tabu e do aumento de suas vítimas é o suicídio. Pelos números oficiais, são 32 brasileiros mortos por dia, taxa superior às vítimas da AIDS e da maioria dos tipos de câncer. Tem sido um mal silencioso, pois as pessoas fogem do assunto e, por medo ou desconhecimento, não veem os sinais de que uma pessoa próxima está com ideias suicidas.

A esperança é o fato de que, segundo a Organização Mundial da Saúde, 9 em cada 10 casos poderiam ser prevenidos. É necessário a pessoa buscar ajuda e atenção de quem está à sua volta. Estamos dizendo aqui, hoje: podem contar conosco! Vem nos chamar na caixa de e-mail ou em qualquer uma das nossas redes sociais caso precise. A gente está aqui nem que seja só para "ouvir", para apoiar da melhor forma possível, para estar do lado de quem precisa. Não tenho vergonha, saibam que tem alguém aqui com os ouvidos bem abertos!


Fonte das informações: http://www.setembroamarelo.org.br/



3 Comentários | BLOGGER
Comentários | FACEBOOK

3 comentários:

  1. Oii!! Tudo bem?
    Acho essa campanha muito importante, a gente precisa ajudar quem está por perto, não só nos mês de setembro!
    Amei sua foto, ficou linda!!

    Beijos,
    Natália.

    www.doprefacioaoepilogo.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim! Sempre que possível. Prestar atenção no outro pode ajudar muito!
      Obrigada, flor! <3

      Beeeijos!

      Excluir
  2. Olá!
    Acho de extrema importância a realização do Setembro Amarelo. Infelizmente, conheço casos de pessoas que cometeram suicídio ainda jovens, e de pessoas que, felizmente, tentaram, mas logo tiveram ajuda e estão recuperadas. Por isso, acho o papel dessas campanhas bem bacana como forma de conscientização.

    Abraço!
    http://tudoonlinevirtual.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

 
© Postando Trechos, VERSION: 02 - Dentro do céu - Agosto/2016. Todos os direitos reservados.
Criado por: Maidy Lacerda
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo