Resenha – Nutrição: muito além da alimentação

domingo, 27 de novembro de 2016
Título: Nutrição: muito além da alimentação
Autora: Geórgia Bachi
Número de páginas: 126
Editora: Matrix



Por: Brenda Sousa

Falar sobre alimentação, exercícios e saúde atualmente é um pouco polêmico e enlouquecedor quando nos damos conta da quantidade de informações contraditórias que encontramos em todos os tipos de mídias. O que Geórgia Bachi busca trazer em “Nutrição: muito além da alimentação” não é mais uma receita de como emagrecer, como perder peso e ser saudável com regrinhas específicas. Muito pelo contrário.

A todo o momento a autora enfatiza no livro a importância de ser acompanhad@ por profissionais de saúde e da individualidade com relação às diferenças no organismo de cada indivíduo e de como ele reage a diferentes situações. O livro é dividido em capítulos que falam um pouco sobre diversos tipos de alimentos, a importância da água, dos exercícios, da respiração, assim como efeitos do estresse e necessidade de descanso para que possamos ter a melhor saúde possível nas nossas rotinas corridas e cheias de atividades.

Quando recebi o livro, esperava algo diferente, mas a leitura foi até bastante rica para mim. Marquei algumas dicas bem simples para levar para a vida (como beber 2 copos de água ao acordar) e acho que é uma leitura importante até mesmo para quem não tem problemas de saúde e gostaria de otimizar a sua. A autora é bem didática em todos os capítulos e trás até algumas analogias que ajudam o leitor a compreender melhor um pouco de como funciona o nosso organismo.


Achei algumas coisas um pouquinho repetitivas e acho que algumas das sugestões podem não servir a todos (especialmente por questões financeiras), mas isso não impede que várias das dicas, sugestões e alertas para a saúde sejam bastante interessantes, enriquecendo muito a mensagem que a autora busca trazer. Não é um tema que me empolga tanto e talvez algumas outras formas de abordar pudessem conquistar um público mais amplo, mas fica a dica para quem curte e está ligado na própria saúde diariamente. Vale lembrar que Geórgia Bachi é mestre em Nutrição e Alimentos, portanto o que é dito no livro vem de uma profissional qualificada para tal, não sendo apenas senso comum ou crenças no que é dito em diversas revistas sensacionalistas por aí.

Para quem se interessa sobre o tema, é uma leitura bem leve e dá para aprender muita coisa útil para a saúde. Consegui ler o livro rapidinho em 1 dia e os textos fluíram bem rapidamente e de forma bastante confortável para mim. 




1 Comentários | BLOGGER
Comentários | FACEBOOK

1 comentários:

  1. Olá quando vi no topo me chamou atenção, é sempre interessante ler algo sobre saúde, mas também devemos saber escolher e filtrar as informações. procurei aqui pra ver se a autora era nutricionista ou nutróloga,mas não achei.

    Baiana, que legal, minha conterrânea!
    Xero!
    http://ensaiosdeumaleitura.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

 
© Postando Trechos, VERSION: 02 - Dentro do céu - Agosto/2016. Todos os direitos reservados.
Criado por: Maidy Lacerda
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo