Resenha – O Projeto Rosie

domingo, 22 de janeiro de 2017
Título: O Projeto Rosie
Autor(a): Grame Simsion
Número de páginas: 320
Editora: Galera Record



Por: Brenda Sousa

“- As dificuldades são inevitáveis. Grandes projeto exigem persistência.” 
O Projeto Rosie, Graeme Simsion.

Don Tillman é um professor de genética muito organizado, cheio de regras para a sua rotina, solteiro e com vários projetos para desenvolver. Don é um cara cheio de metodologias e para tudo que faz desenvolve um projeto que deve seguir à risca os métodos da ciência positivista, garantindo que os resultados alcançados sejam os mais confiáveis possíveis. Ser solteiro estava ótimo, mas chega uma hora na vida de Don que ele sente falta de uma esposa, de alguém que esteja ao seu lado. E como não poderia ser diferente, ele desenvolve o “Projeto Esposa”.

A primeira etapa do projeto consiste em um questionário, com perguntas como: “fuma?”, “bebe?”, “o que pensa sobre chegar atrasada a compromissos?”, dentre outras coisas cada vez mais bizarras. A idéia seria fazer uma pré-seleção de mulheres que se encaixassem perfeitamente nas respostas adequadas para namorar Don Tillman. O questionário está anexado ao seu perfil em um site de relacionamento e as mulheres o responderiam ao demonstrar interesse nele. Ele também vai a jantares, encontros e eventos de relacionamento, mas (surpresa! Sqn) nenhuma mulher corresponde à esperada mulher perfeita.


Gene, amigo de Don da faculdade em que trabalha, decide que vai recolher os questionários e escolher uma mulher para que Don conheça de verdade, para além das respostas dadas. É nesse momento que Don conhece Rosie. O encontro é um pouco inesperado e as coisas caminham de forma estranha, mas de alguma forma caminham. Estar com Rosie faz Don desenvolver um novo projeto com relação a busca da moça por seu pai biológico, o que ocupa a cabeça dele por um tempo e o faz ter contato com Rosie muito além do que imaginaria ser possível. É em um vai e vem de discussões, opiniões controversas e de uma mulher totalmente oposta à sua “mulher ideal” que Don descobre que é capaz de ser um homem como qualquer outro e correr atrás do que parece ser o amor de sua vida. Mas não é tão simples assim. Rosie tem personalidade, é contra questões machistas existentes no questionário de Don, tem seus princípios, não se apaixona fácil e não gosta de regras. Será que o casal tão improvável vai mesmo caminhar para um final “feliz”?

Quando uma amiga me falou sobre “O projeto Rosie”, pensei: “Gente, o livro tem tudo para ser ótimo. Será que vale a pena?”. Ganhei ano passado de aniversário e só agora consegui ler. Preciso declarar: estou APAIXONADA por essa história. Acho que nos últimos anos esse foi o livro que mais me fez rir dentre tantas leituras. Dei verdadeiras gargalhadas (não estou exagerando!) enquanto lia. Don e Rosie são personagens completamente diferentes, que conquistam a cada frase e a cada cena narrada.


O projeto secundário dos dois juntos faz da história muito mais do que um romance, deixando o leitor extremamente curioso. O que me encantou, foi a forma extremamente inteligente com que a história é guiada, com pistas e explicações que vão além das letras, mas exigem um pouquinho de memória e capacidade de completar informações. Isso em uma leitura é delicioso! Nos torna parte da história e nos faz desejar terminar mas jamais terminar. Entendem? Hahaha Tive uma baita ressaca literária depois desse livro e leria todinho novamente! O final me deixou com lágrimas nos olhos, especialmente pela forma como foi explicado. Estou, definitivamente, encantada pela história! E que venha a continuação, em breve resenha de “O efeito Rosie” por aqui. <3

“Observe suas próprias emoções e não apenas a lógica. As emoções tem uma lógica própria. E tente deixar rolar.” 
O Projeto Rosie, Graeme Simsion




4 Comentários | BLOGGER
Comentários | FACEBOOK

4 comentários:

  1. Oi Brenda, a primeira vez que eu vi esse livro achei a história super interessante. Tanto que acabei comprar o livro na blackfriday, e estou louca para chegar a vez de eu lê-lo. Adorei a resenha, espero me encantar com a trama também.
    Beijos
    [SORTEIO] Aniversário de 1 Ano: Livro - Perdida
    Quanto Mais Livros Melhor

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu achei a história bem legal logo de cara também! *_* Espero que tu goste tanto quanto eu gostei!!!

      Beeeeijos

      Excluir
  2. Oiii brenda

    Fico super feliz em saber que o livro te encantou e mereceu 5 estrelas. Não é meu tipo de leitura mas certamente deve ser uma grande história para quem é fã do gênero.

    Beijos

    Resenha Atual

    ResponderExcluir

 
© Postando Trechos, VERSION: 02 - Dentro do céu - Agosto/2016. Todos os direitos reservados.
Criado por: Maidy Lacerda
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo