Resenha – Os inconfidentes

quarta-feira, 8 de fevereiro de 2017
Título: Os inconfidentes
Autor: Carlos Alberto de Carvalho
Número de páginas:  171
Editora: Universo dos Livros



Por: Brenda Sousa

“[...] porque os amigos não prendem uns aos outros senão pelos laços de amizade.”
Os inconfidentes - Carlos Alberto de Carvalho

Minas Gerais, século XVIII. A coroa portuguesa começa a se impor cada vez mais sobre a população da colônia brasileira, os impostos aumentam absurdamente e aos poucos se torna difícil sobreviver com boas condições de vida. No meio de toda essa confusão, Bárbara Heliodora, filha de um importante fazendeiro, conhece dentro de sua própria casa o rapaz Alvarenga Peixoto, novo na cidade. Seu pai os apresenta, e desde então a sensação é de identificação imediata.

Bárbara descobre o que é realmente ter o coração batendo por alguém, o que é sentir uma saudade avassaladora por alguém que mal conhece. A paixão e o amor tomam conta dos dois e, em pouco tempo, já estão de casamento marcado. A cada dia que passa se tornam mais cúmplices, dividem seus minutos diários e se tornam mais e mais amigos. Mas, no meio dessa história de amor, há muitas injustiças e opressão. O povo não aguenta mais, e é preciso fazer algo para parar os absurdos da coroa portuguesa.

Alvarenga se junta com outros proprietários de terra e de escravos e decidem planejar uma revolta contra tudo, especialmente depois da instalação do “Quinto”, imposto que deveriam pagar ou perderiam boa parte de tudo que tem. Bárbara não quer ficar de fora, mas ouve às escondidas cada reunião, visto que ainda se trata de uma sociedade machista que preconiza a presença da mulher cozinhando ou tomando conta dos filhos. 


É em uma jornada com desejo por vingança e liberdade que Bárbara, Alvarenga e seus companheiros começam os planos para um futuro melhor. A Inconfidência Mineira é planejada por debaixo dos panos. Mas como tudo que é feito com muita gente, não dá para saber o que se passa na mente de cada um... Em quem poderiam confiar?

Bom. É bem difícil para mim falar de livros históricos como este. Imaginei que teríamos mais romance do que história, mas não foi bem assim. A leitura foi um pouco cansativa para mim, apesar de ser possível ler bem rápido, já que o livro é curtinho e até que tem uns pontos legais de refletirmos, especialmente quando lembramos da história verdadeira (e triste) do nosso país. O que eu imaginava era que, na verdade, teríamos um intenso romance de época neste livro, porém vemos muito mais momentos históricos. Para quem curte história de verdade e se encanta com livros que tratam do tema, a leitura pode ser incrível, porque mesmo eu consegui lembrar das minhas aulas da escola e me interessar em alguns momentos. Acho que dava para ter puxado um pouco mais a história do livro para a fantasia literária do que para a realidade, e por isso não fui tão conquistada por esta história. Fica a dica para quem é fã ou ao menos gosta deste tipo de histórias, pois a escrita do autor é bastante confortável e a diagramação do livro pode ajudar bastante para que seja uma leitura rápida e relaxante.





3 Comentários | BLOGGER
Comentários | FACEBOOK

3 comentários:

  1. Oi,
    Nossa que capa mais linda, confesso que antes de ler sua resenha achava que se tratava de um romance de época e não um romance histórico. Confesso que romance histórico puro realmente é cansativo.
    Bjs!
    Fadas Literárias

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também achei a capa linda, Iris! É... =/ A menos que seja algo que te interesse MUITO...

      Beeeeijos

      Excluir
  2. OIii Brenda

    A capa é maravilhosa, chama muito a atenção. Infelizmente acho que o livro, a história em si não é muito pra mim, já que por enquanto não sou muito ligada em históricos... Quem sabe futuramente.

    Beijokas

    Alice and the Books

    ResponderExcluir

 
© Postando Trechos, VERSION: 02 - Dentro do céu - Agosto/2016. Todos os direitos reservados.
Criado por: Maidy Lacerda
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo