Resenha – O outro lado da memória

sexta-feira, 5 de maio de 2017
Título: O outro lado da memória
Autora: Beatriz Cortes
Número de páginas: 231
Editora: Novo Século



Por: Brenda Sousa

“Querer sair do lugar de acomodação e procurar a felicidade novamente é uma das melhores formas de encontra-la.”
O outro lado da memória, Beatriz Cortes

Sabem quando somos adolescentes, estamos na escola, começamos a ter sentimentos estranhos por outras pessoas e acabamos nos envolvendo com el@? Luíza já passou por isso. E passou como muitos outros jovens: se entregando ao seu primeiro amor e vendo essa experiência te traumatizar. Desde então, viveu fechada para balanço, sem a mínima vontade de mudar isso. Eis que chega Arthur Campos, o novo capitão do time de basquete. Desde seu último relacionamento, Luíza passou a odiar basquete e só de imaginar mais um novo marrento como capitão do time já sente arrepios.

Carol e Júlia, amigas de Luíza, imediatamente ficam de queixo caído ao conhecer o mais novo aluno da escola e tentam convencer Luíza a conhece-lo, mas a insistência não é suficiente. O primeiro contato dos dois já ocorre com farpas sendo lançadas dos dois lados e Luíza ofendendo um rapaz que nem conhece ainda. E ele escuta, para o seu azar. Para tirar satisfação, ele a puxa pelo braço e a leva para o almoxarifado. A ideia era apenas ter uma conversa, questionar porque tanta raiva dele se ela mal o conhecia. Teria sido um momento ingênuo de implicância se eles não tivessem sido pegos pelo zelador e postos na detenção por algumas semanas, limpando algumas áreas do colégio depois das aulas. 

E então Luíza e Arthur precisariam conviver o mais pacificamente possível se quisessem se livrar da detenção e continuar suas vidas normalmente. Arthur faz uma proposta: apostar que conseguiria fazê-la gostar dele. Caso contrário, ele não apareceria na frente dela novamente e ambos seguiriam suas vidas numa boa. Aposta aceita. Será que os traumas e medos de Luíza seriam superados e a permitiriam se aproximar de um rapaz novamente?


 O que temos aqui é uma história extremamente fofa! Eu me diverti e senti saudade dos meus tempos de escola aos 18 anos, onde tudo era novo e a cada dia havia uma nova aventura a enfrentar. Luíza é uma personagem que sofreu um trauma nas suas primeiras aventuras e ainda tem dificuldades em superá-los, mas tem amigos que lhe oferecem suporte e apoio e a incentivam a seguir em frente com a vida, o que foi um ponto muito bonito de se observar no livro. Arthur é um rapaz que deveria inspirar os garotos de sua idade (a esperança é a última que morre) e pareceu se encaixar bem no perfil de Luíza e nos seus princípios, assim como no seu círculo de amigos. 

Eu gostei bastante do caminhar do livro. É uma história bem leve, uma leitura bem rápida para relaxar o coração depois de leituras conturbadas ou pesadas. Li o livro inteiro em apenas 3 dias e faria isso de novo. Foi gostoso conhecer os personagens e o final da história não é nada absurdamente surpreendente, mas é um dos finais mais singelos que já li neste tipo de histórias. Há princípios envolvidos e acordos feitos que me deixaram contente em pensar que ainda existam jovens assim. Para quem curte romances adolescentes, é uma história gostosa e vale a pena. E dá para sonhar bastante (estou com as esperanças realmente acesas depois deste livro! Hahahaha). Ainda assim, gostei mais do livro “Aonde quer que eu vá”, da mesma autora (também temos resenha aqui no blog), por ser um tipo de história que trouxe elementos mais diferentes do que estamos acostumados, o que não impede que “O outro lado da memória” (livro de estreia da autora) seja também uma boa leitura.





2 Comentários | BLOGGER
Comentários | FACEBOOK

2 comentários:

  1. Que linda, Brenda. Obrigada pelo carinho com meu trabalho. Que resenha mais fofa! E essas fotos? Você sempre arrasa né! haha Obrigada mesmo, flor, por tudo! Fico feliz que tenha gostado! <3

    ResponderExcluir
  2. Oi Brenda tudo bem? Não conhecia o livro, mas adorei, adorei mesmo a capa e acho que vou curtir Luíza e Arthur!

    BJs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir

 
© Postando Trechos, VERSION: 02 - Dentro do céu - Agosto/2016. Todos os direitos reservados.
Criado por: Maidy Lacerda
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo