Resenha – Luz em Nevoeiro

quinta-feira, 28 de dezembro de 2017
Título: Luz em Nevoeiro
Autor: Iuri Müller
Número de páginas: 160
Editora: Belas Letras



Por: Brenda Sousa

“Luz em Nevoeiro” é uma coletânea de 12 contos escritos por Iuri Müller autor também da série de reportagens “Estilhaços de Rodolfo Walsh” (2012). Segundo Luiz Antonio de Assis Brasil, esses contos “começam mansos, como quem vai apenas contar um causo, mas, no decorrer das linhas, o conflito surge e se adensa e, quase sempre, traz uma epifania”.

Quem acompanha o Postando Trechos sabe que não sou muito fã de contos, porém nos últimos 3 anos muitos livros tem me surpreendido. Desta vez a leitura ficou bem parada para mim, porém achei que pudesse ser devido ao ritmo da faculdade. Assim que entrei de recesso, dei algumas novas chances para ele, mas as coisas não caminharam muito bem. Li boa parte do livro, porém não consegui me conectar com as histórias nem os personagens. Senti que foi difícil, em vários contos, compreender o que de fato estava acontecendo e aonde o autor queria chegar. 


Acredito que o livro seja destinado a pessoas que curtam temas diferentes do que eu curto, pessoas que se intriguem mais com questões profundas e complexas. Não é um livro no qual os contos correram de forma simples para mim, mas contos que me faziam distrair rapidamente em uma só página. Senti algo que ME prendesse mais, que me deixasse de fato curiosa pra entender o final da história. Achei sua capa bastante interessante, bem feita graficamente, e talvez ela tenha me feito imaginar que as histórias seriam diferentes, porém talvez a fonte e a diagramação do livro não tenham sido muito agradáveis para mim.

O que costumo dizer nesses casos é: livros são bons ou ruins a depender de quem o lê. Eu acho que poderia se tornar um pouco mais interessante se a escrita fosse um pouco mais clara, mas talvez para outro leitor o livro faça todo o sentido e traga, de fato, uma epifania no final de cada conto. A minha dica é sempre que cada um leia e tire suas próprias conclusões, porém não foi um livro que me empolgou verdadeiramente. 





1 Comentários | BLOGGER
Comentários | FACEBOOK

1 comentários:

  1. Que bom que foi sincera! Mas concordo plenamente, vai de leitor para leitor. Nunca tinha ouvido falar dele, mas costumo gostar de contos.

    https://mapasparamim.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

 
© Postando Trechos, VERSION: 02 - Dentro do céu - Agosto/2016. Todos os direitos reservados.
Criado por: Maidy Lacerda
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo