Resenha – Temporada de Acidentes

domingo, 28 de janeiro de 2018
Título: Temporada de Acidentes
Autora: Moïra Fowley-Doyle
Número de páginas: 256
Editora: Intrínseca



Por: Brenda Sousa

“Acidentes acontecem. Ossos se quebram, a pele sofre cortes, o coração se parte. Sofremos queimaduras, nos afogamos, continuamos vivos.”
Temporada de Acidentes, Moïra Fowley-Doyle

A Temporada de Acidentes se inicia e dura todo o mês de outubro para família de Cara, Alice, Sam e Melanie há muitos anos. Cada passo é um risco de se acidentar e ir parar no hospital sem nem mesmo entender como. Por isso, Melanie protege suas duas filhas biológicas e seu filho “postiço” de todas as formas possíveis: três camadas de roupa, retirada de objetos inflamáveis e cortantes de dentro de casa, proteção às quinas dos objetos e muito mais. É preciso tomar cuidado, porque, afinal, a temporada de acidentes acontece apenas com eles. Mais nenhuma outra família carrega o mesmo carma a tantos anos.

Acontece que Alice, Cara e Sam são adolescentes. Não querem ter que se importar com cada passo dado em todo o mês de outubro com medo de morrer, como aconteceu com seu tio Seth e o pai delas. Sam, irmão postiço delas, entrou na família no pacote quando seu pai se casou com Melanie, e herdou o histórico da temporada de acidentes por escala. O fato é que esta temporada de acidentes não vai ser das mais simples. De acordo com Bea, melhor amiga de Cara, as cartas de tarô disseram que esta vai ser uma das piores temporadas de todas. E das últimas vezes que isso aconteceu, o mês terminou em morte. O que pode ser pior do que isso?

Alice não acredita na temporada de acidentes. Acha que tudo tem uma justificativa. Mas será mesmo que tantos ossos quebrados, arranhões, deslocamentos de membros e dores em todos esses anos foram criadas propositalmente por alguém? Aliás... Como isso é possível? Talvez leve um tempo, mas tudo na vida se explica...


Esse livro chamou MUITO a minha atenção em uma das turnês literárias realizadas pela Intrínseca. É uma história diferente do que estamos acostumados a ler e isso é um ponto extremamente positivo. A autora é muito criativa, tem uma forma não tão simples de escrever, mas nos prende a atenção. A história cativa por ter pontos inexplicáveis que aos poucos vão se mostrando para nós. Os personagens tem personalidades interessantes, bem diferentes, e são cheios de suas fragilidades e traumas humanos com os quais tem que lidar, fora o fato de precisarem estar 100% atentos no período da Temporada de Acidentes. Foi interessante acompanhar a temporada, pois a todo o momento eu me pegava pensando: “Sai daí, moleque, você vai se machucar. De novo.” Acho que assumi meio que o papel da mãe dos jovens, Melanie. Hahaha

No fim das contas, o que a história nos revela é muito profundo, chegando a ser triste. Terminei o livro com uma pontada de medo com a revelação de Melanie sobre partes de suas vidas, sobre a Temporada de Acidentes, sobre as mortes que estas temporadas já trouxeram, e sobre tudo que Cara e Sam acreditaram ser verdade durante os 17 anos de suas vidas. O livro também traz uma pitada de romance, para todos os gostos, e discute temas tabu e temas muito preocupantes em pleno século XXI na nossa sociedade, ainda que de maneira discreta, não tornando o livro tão pesado e filosófico assim.

Foi uma leitura que me conquistou por vários motivos e que eu indicaria para um amigo que procura ler algo diferente. Faz parte da vida conhecer histórias e autores novos, especialmente quando eles tem uma história boa para conta. Fica a indicação. Vale a pena a leitura. 




0 Comentários | BLOGGER
Comentários | FACEBOOK

0 comentários:

Postar um comentário

 
© Postando Trechos, VERSION: 02 - Dentro do céu - Agosto/2016. Todos os direitos reservados.
Criado por: Maidy Lacerda
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo