Resenha – O livro dos ressignificados

domingo, 18 de março de 2018

Título: O livro dos ressignificados
Autor: João Doederlein (@akapoeta)
Número de páginas: 215
Editora: Paralela



Por: Brenda Sousa

“Ressignificar: é olhar de dentro para fora. É encontrar novidade no que a gente vê todo dia.”
O livro dos ressignificados - João Doederlein

Quando saímos de casa e olhamos ao nosso redor, enxergamos o mesmo que qualquer outra pessoa que passe pelo mesmo lugar naquele momento. Será mesmo? Será que os meus olhos enxergam tudo que os seus enxergam e da forma como os seus enxergam? Desde um pequeno copo plástico largado no asfalto, até o sorriso de um desconhecido que nos encanta de imediato? João Doederlein nos mostra que não é bem assim. Com pequenos poemas, textos, e ressignificações das mais profundas, ele consegue nos mostrar que uma palavra pode ser lida de diferentes formas.


O livro é dividido em algumas partes, e o autor consegue ressignificar desde palavras como indiferença, felicidade, serendipidade e ritmo, até palavras super modernas como crush, match e bad. Em cada página é possível sentir lá no fundo do peito o que ele quer dizer. Sua forma singela de nos reexplicar o mundo é cativante e me fez dar pequenos sorrisos em dias de tensão, me fez levantar os olhos para o céu e enxergar o azul de forma diferente, olhar para um desconhecido e buscar sua história pelo seu olhar. “O livro dos ressignificados” me trouxe calma e paz interior de um jeito que nem eu mesma consigo entender muito bem.

Engraçado que eu estava passando na livraria para comprar um presente e, na mesma bancada do livro que peguei, estava este exemplar, discreto, porém bem trabalhado, com um preço ótimo. Quando abri, li a primeira “ressignificação” feita pelo autor e me encantei no ato. Não podia deixar de comprar. Acreditei que aquele livro estava ali por um propósito e ele realmente estava. É um livro capaz de nos acompanhar em dias tensos e complicados como se estivesse de mãos dadas conosco, guiando nossos passos e tirando a ansiedade, nervoso e preocupações da nossa mente com apenas algumas palavras. Eu indico para quem gosta de leituras tocantes. Li em apenas 2 dias (isso porque tive que parar por alguns compromissos), devorando cada página como se não houvesse amanhã. E o que o livro me ensinou? Que há amanhã sim, e que ele está lá para ser muito bem vivido.





1 Comentários | BLOGGER
Comentários | FACEBOOK

1 comentários:

  1. Olá Brenda!
    Adoei saber sobre esse livro ♥
    Gosto de livros que nos fazem refletir, e esse com certeza vai estar no meio dos meus livros. Amei a indicação!
    Beijos!

    Books & Impressions

    ResponderExcluir

 
© Postando Trechos, VERSION: 02 - Dentro do céu - Agosto/2016. Todos os direitos reservados.
Criado por: Maidy Lacerda
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo