Resenha - O menino do pijama listrado

quinta-feira, 15 de janeiro de 2015
Título: O menino do pijama listrado
Autor (a): John Boyne.
Número de páginas: 186
Editora: Cia. Das Letras.


Por: Brenda Sousa.

"Uma coisa é certa: ficar sentado se sentindo infeliz não vai mudar nada."
O menino do pijama listrado - John Boyne.

"O menino do pijama listrado" é um livro que se passa no período do nazismo Alemão. Tem como protagonistas o menino Bruno, filho de um militar, com boa vida e alienado quanto ao que se passa a sua volta, e o menino Shmuel, preso num campo de concentração nazista por ser judeu, e tendo pelo menos noção daquilo que se passa ao seu redor, inclusive qual será o seu destino.

É uma história diferente das outras que lemos sobre o nazismo, por se apresentar de forma disfarçada. É muito interessante ler e, conforme o que vai sendo dito, deduzir o que está acontecendo. Para quem conhece a história do Nazismo, é incrível reconhecer os detalhes disfarçados nas palavras do autor.

O menino Bruno, como filho de militar, é obrigado a se mudar de um lugar que amava, para uma casa enorme no meio do nada, sem família nem amigos por perto, além de seus pais e sua irmã mais velha. Ele é um garoto que gosta muito de explorar e da janela de sua casa ele consegue enxergar uma fumaça saindo de algum lugar em direção ao céu. Isto, obviamente, instiga a sua curiosidade. Aos poucos ele vai explorando as proximidades de sua casa e conhecendo os caminhos por meio do mato que o rodeia. Certo dia, ele alcança uma cerca e observa Shmuel carregando um carrinho de mão do lado de dentro da cerca, enquanto outras pessoas trabalham. Todos, incluindo Shmuel, dentro da cerca usam o mesmo tipo de roupa, um macacão listrado em azul claro e branco. 

Bruno fica contente pela possibilidade de fazer um amigo e se aproxima, chamando Shmuel. Shmuel, a princípio, tem um pouco de receio de se aproximar, mas no fim das contas senta na beirada da cerca e começa timidamente a responder algumas perguntas de Bruno. O fato é que Bruno não faz a mínima ideia que está diante de um campo de concentração nazista extremamente cruel. 

Essa amizade vai se construindo, Bruno volta com determinada frequência para visitar Shmuel e brincarem juntos, e continua fazendo perguntas as quais Shmuel sabe que não deve responder. Uma delas é porque todos usam o mesmo uniforme? Shmuel não responde, o que faz com que a curiosidade de Bruno só aumente. 

Os pais de Bruno não sabem de sua exploração ao redor da casa e muito menos que ele tem mantido contato com um judeu confinado num campo de concentração. Seu pai é um dos que está diretamente relacionado ao campo e a Hitler e jamais sequer pensou em explicar ao seu filho mais novo como funciona o Nazismo. Por essas e outras, Bruno decide um dia passar por baixo da cerca e ir brincar com Shmuel no seu mundo. Eles combinam de fazer isso e Shmuel arranja um uniforme para Bruno, para que ninguém desconfie que ele não pertence ao local. E então, Bruno está dentro do campo de concentração.

Assim, o interessante da história é como a inocência de duas crianças dentro de um sistema como esse pode acabar sendo catastrófica. Para quem gosta de histórias sobre o nazismo, esta é apresentada através da visão de uma criança, imaginando que cada acontecimento tem uma magia, uma explicação boa por trás, e com um desfecho inesperado e chocante. Fica a indicação, pois é uma história que realmente vale a pena. 


"O menino do pijama listrado" foi adaptado para os cinemas em 2008, com Asa Butterfield interpretando o Bruno e Jack Scanlon interpretando Shmuel. A adaptação foi o mais fiel possível ao livro e, ao meu ver, foi tão incrível quanto! 


Cena do filme "O menino do pijama listrado".


Brenda Sousa
21 anos. Baiana. Blogueira, leitora viciada, apaixonada por séries de TV. Graduanda em Fonoaudiologia. Criadora do @PostandoTrechos
1 Comentários | BLOGGER
Comentários | FACEBOOK

1 comentários:

  1. Sou completamente apaixonada pelo filme, mas nunca li o livro, pretendo ler logo, adorei a resenha, beijos
    Lost Words

    ResponderExcluir

 
© Postando Trechos, VERSION: 02 - Dentro do céu - Agosto/2016. Todos os direitos reservados.
Criado por: Maidy Lacerda
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo