Resenha - O menino do pijama listrado

quinta-feira, 15 de janeiro de 2015
Título: O menino do pijama listrado
Autor (a): John Boyne.
Número de páginas: 186
Editora: Cia. Das Letras.


Por: Brenda Sousa.

"Uma coisa é certa: ficar sentado se sentindo infeliz não vai mudar nada."
O menino do pijama listrado - John Boyne.

"O menino do pijama listrado" é um livro que se passa no período do nazismo Alemão. Tem como protagonistas o menino Bruno, filho de um militar, com boa vida e alienado quanto ao que se passa a sua volta, e o menino Shmuel, preso num campo de concentração nazista por ser judeu, e tendo pelo menos noção daquilo que se passa ao seu redor, inclusive qual será o seu destino.

É uma história diferente das outras que lemos sobre o nazismo, por se apresentar de forma disfarçada. É muito interessante ler e, conforme o que vai sendo dito, deduzir o que está acontecendo. Para quem conhece a história do Nazismo, é incrível reconhecer os detalhes disfarçados nas palavras do autor.

O menino Bruno, como filho de militar, é obrigado a se mudar de um lugar que amava, para uma casa enorme no meio do nada, sem família nem amigos por perto, além de seus pais e sua irmã mais velha. Ele é um garoto que gosta muito de explorar e da janela de sua casa ele consegue enxergar uma fumaça saindo de algum lugar em direção ao céu. Isto, obviamente, instiga a sua curiosidade. Aos poucos ele vai explorando as proximidades de sua casa e conhecendo os caminhos por meio do mato que o rodeia. Certo dia, ele alcança uma cerca e observa Shmuel carregando um carrinho de mão do lado de dentro da cerca, enquanto outras pessoas trabalham. Todos, incluindo Shmuel, dentro da cerca usam o mesmo tipo de roupa, um macacão listrado em azul claro e branco. 

Bruno fica contente pela possibilidade de fazer um amigo e se aproxima, chamando Shmuel. Shmuel, a princípio, tem um pouco de receio de se aproximar, mas no fim das contas senta na beirada da cerca e começa timidamente a responder algumas perguntas de Bruno. O fato é que Bruno não faz a mínima ideia que está diante de um campo de concentração nazista extremamente cruel. 

Essa amizade vai se construindo, Bruno volta com determinada frequência para visitar Shmuel e brincarem juntos, e continua fazendo perguntas as quais Shmuel sabe que não deve responder. Uma delas é porque todos usam o mesmo uniforme? Shmuel não responde, o que faz com que a curiosidade de Bruno só aumente. 

Os pais de Bruno não sabem de sua exploração ao redor da casa e muito menos que ele tem mantido contato com um judeu confinado num campo de concentração. Seu pai é um dos que está diretamente relacionado ao campo e a Hitler e jamais sequer pensou em explicar ao seu filho mais novo como funciona o Nazismo. Por essas e outras, Bruno decide um dia passar por baixo da cerca e ir brincar com Shmuel no seu mundo. Eles combinam de fazer isso e Shmuel arranja um uniforme para Bruno, para que ninguém desconfie que ele não pertence ao local. E então, Bruno está dentro do campo de concentração.

Assim, o interessante da história é como a inocência de duas crianças dentro de um sistema como esse pode acabar sendo catastrófica. Para quem gosta de histórias sobre o nazismo, esta é apresentada através da visão de uma criança, imaginando que cada acontecimento tem uma magia, uma explicação boa por trás, e com um desfecho inesperado e chocante. Fica a indicação, pois é uma história que realmente vale a pena. 


"O menino do pijama listrado" foi adaptado para os cinemas em 2008, com Asa Butterfield interpretando o Bruno e Jack Scanlon interpretando Shmuel. A adaptação foi o mais fiel possível ao livro e, ao meu ver, foi tão incrível quanto! 


Cena do filme "O menino do pijama listrado".


1 Comentários | BLOGGER
Comentários | FACEBOOK

1 comentários:

  1. Sou completamente apaixonada pelo filme, mas nunca li o livro, pretendo ler logo, adorei a resenha, beijos
    Lost Words

    ResponderExcluir

 
© Postando Trechos, VERSION: 02 - Dentro do céu - Agosto/2016. Todos os direitos reservados.
Criado por: Maidy Lacerda
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo