Resenha - Cidade das cinzas

quarta-feira, 27 de janeiro de 2016
Título: Cidade das cinzas
Autor(a): Cassandra Clare.
Número de páginas: 404.
Editora: Galera Record

~Se você não leu nenhum livro da saga ainda, cuidado. ALERTA DE SPOILER~


Por: Brenda Sousa

"Família é mais do que sangue."  
Cidade das cinzas, Cassandra Clare

"Cidade das cinzas" é o segundo volume da saga Instrumentos Mortais, iniciada com Cidade dos ossos. Aqui temos o dilema entre Clary e Jace após descobrirem um grau de parentesco que os impede de se relacionaram romanticamente como tanto desejam, reencontramos Simon, melhor amigo de Clary e apaixonado por ela, Luke, quase pai-padrasto de Clary e outros personagens já apresentados no primeiro livro como Alec, Isabelle e Magnus Bane, entre outros. Este livro se inicia dando continuidade ao cenário que "Cidade dos ossos" nos deixou, um tanto quanto desesperador, em que Valetim rouba o cálice mortal (o primeiro dos instrumentos mortais) e desaparece com ele. 

Há uma certa desconfiança de que Jace esteja aliado a Valentim e por isso sua família adotiva, os Lightwood (uma parte deles) fica um pouco receosa da sua companhia no Instituto. Jace é questionado pela Inquisidora sobre estar ou não ao lado do seu pai, mas ela não acredita em uma palavra do que ele diz. Para provar, ele deveria ser julgado pela espada mortal (segundo instrumento mortal da saga), que garantiria a veracidade das suas afirmações. Antes do julgamento, Jace é "preso" e fica sob os cuidados dos irmãos do silêncio. Porém, não há nada que impeça a força e determinação de Valentim e para dar continuidade ao seu plano iniciado com o roubo do cálice mortal, ele precisa também da espada mortal, guardada na mesma cidade em que Jace está preso. Assim, Valentim mata todos os irmãos do silêncio que estavam no local, rouba a espada e ainda passa para fazer uma "visitinha" ao filho, deixando-o no mesmo lugar. 

A intenção de Valentim ao roubar a espada é tranformá-la de uma forma que possa utilizar seu poder para invocar demônios e controlá-los, mas para isso ele precisa do sangue das espécies do submundo, o que envolve um vampiro, uma licantrope, um feiticeiro e uma fada. Para isso, Valentim precisa buscar, ainda, um licantrope e um vampiro e retirar todo o seu sangue para o seu ritual. O foco dele acaba sendo Maia, licantrope parte do membro de Luke, e um outro personagem que acaba sendo transformado em vampiro no meio da história. 


"Cidade das cinzas" nos fala sobre confiança, família, amizade, amor e muitos outros temas embrulhados numa caixinha e bem sacudidos e distribuídos no meio da história. É muito complicado resenhar um livro tão cheio de detalhes sem deixar passar alguma coisa, então, desde já, peço desculpas (hahaha). Mas alguns pontos me marcaram muito, dentre eles a abordagem da homossexualidade pela autora. Gostei muito de descobrir sobre (SPOILER ALERT) o relacionamento entre Alec e Magnus e ver como isso foi jogado tão sutilmente dentro de todo o enredo. Gostei muito de ver Luke falar um pouco sobre a mãe de Clary e o que sente por ela (que ainda está no hospital, não acordada) e gostei de ver a evolução de Clary como caçadora das sombras e descobrindo poderes que ninguém tinha a mínima ideia que ela pudesse ter. 

Só uma coisinha me incomoda nos livros da saga, que são os capítulos enormes, de até 30 a 40 páginas, às vezes. Não que isso torne o livro ruim, de forma alguma! O que acho é que como é uma história muito cheia de detalhes, às vezes se torna cansativo ler tantas páginas seguidas (uma vez que eu não consigo interromper uma leitura no meio de um capítulo. hahaha). Isso me fez demorar um pouco de terminar e é uma das razões pelas quais eu não vou ler todos os livros seguidos, mas sim intercalando com outros livros por fora. Quem não tem paciência e calma para ler, pode acabar desistindo, apesar da história muito boa. 

Enfim, Cidade das Cinzas termina com um desfecho enlouquecedor que me deixou meio: "COMO ASSIM? Isso é uma frase para se acabar um livro?". É o tipo de últimas palavras que nos fazem agradecer porque todos os livros já foram publicados. Imagino os leitores que tiveram que esperar... hahahaha Mas é isso, é uma história diferente e muito rica. Indico a leitura, e um pouquinho de paciência para quem tiver "medo" de capítulos longos. :D

Ah! E para fechar com chave de ouro, um trechinho que me fez rir e para jogar a bomba nos fandoms de HP e de TMI: 

"Um par de lobisomens ocupava outra mesa. Estavam comendo perna de carneiro crua e discutindo sobre quem ganharia uma briga: Dumbledore, dos livros de Harry Potter, ou Magnus Bane. 
- Claro que Dumbledore ganharia - disse o primeiro. - Ele tem aquela Avada Kedavra potente.
- Mas Dumbledore não é real.
- Não acho que Magnus Bane seja real, você já o viu?"




6 Comentários | BLOGGER
Comentários | FACEBOOK

6 comentários:

  1. Oii,
    HAHA esse último quote!!!
    Eu estou lendo o primeiro livro, mas to tão curiosa que nem me importei com os spoilers, me deixaram mais curiosa para finalizar e começar esse hahaha

    tenha uma ótima quinta. =D
    Nana - Obsession Valley

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Kkkkk eu me diverti demais com esse último quote. Siiim, leia! Eu estou no terceiro e ainda não comecei. Espero que goste!

      Beijos

      Excluir
  2. Sou louca para ler essa saga! Agora que li a resenha me interessei mais ainda, mas nossa os capítulos são mesmo gigantes, geralmente gosto deles mais curtos haha. Mas com certeza não vai atrapalhar a leitura!
    Beijos!
    http://virandoamor.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também! kkkkk Às vezes mesmo longos a gente não vê passar, de tão bons, mas ainda assim é cansativo...

      Beijos!

      Excluir
  3. Esse começo de ano está sendo tão intenso NÃO TEM CONDIÇÕES!!kkk Eu estou vendo muitas séries e lendo pouco (principalmente porque estou na espera de alguns livros chegarem, e nem li os da black ainda kkk). É pouco tempo para consumir tanto conteúdo kkk. Passei pra conferir o post novo e curtir como sempre. Vc tem postado mais que nunca esse mês kkk.Abraços
    http://lumenseries.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. kkkkkkkkkk Te entendo perfeitamente! Pode ficar tranquilo/a porque me sinto exatamente como você! :P Tenho programado os posts para tentar aumentar as postagens aqui e melhorar o conteúdo do blog também. *_*

      Beijos e obrigada pelo carinho!

      Excluir

 
© Postando Trechos, VERSION: 02 - Dentro do céu - Agosto/2016. Todos os direitos reservados.
Criado por: Maidy Lacerda
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo