Resenha - Amy e Matthew

sábado, 19 de março de 2016
Título: Amy e Matthew
Autor(a): Cammie McGovern
Número de páginas: 336
Editora: Galera Record

Por: Brenda Sousa


"Aprendi que algumas [pessoas] que parecem bem são mais incapacitadas do que eu, por medos que não conseguem explicar. Outras pessoas são refreadas pela timidez ou pela raiva. Ao fazer amigos, vejo a maneira como algumas pessoas se colocam em desvantagem."  
Amy e Matthew, Cammie McGovern

Amy é uma garota de 17 anos, com paralisia cerebral, nenhum amigo e pais super protetores. Matthew é um garoto com problemas peculiares e estranhos, que estuda com Amy desde pequeno e a observa desde então, mas nunca chegou a se aproximar efetivamente. Estamos no último ano do Ensino Médio, o ano que deveria ser memorável para qualquer estudante, mas a perspectiva de Amy não era bem essa. A fim de mudar a situação, ela pede que sua mãe substitua os seus cuidadores por alunos da escola, que ela lhes pague para cuidar dela e serem seus amigos. Pode parecer meio cruel, mas na visão dela é melhor do que viver rodeada de professores e adultos sem interagir no mundo escolar. 

Amy solicita especialmente que Matthew se inscreva e que ele seja escolhido. A alguns anos atrás, ela escreveu uma redação e apresentou para a turma falando sobre como tinha uma vida maravilhosa e ele foi o único capaz de lhe dizer com sinceridade que aquilo era uma grande ilusão. Pela atitude, coragem e honestidade, Amy decidiu que queria ele como seu amigo, como alguém próximo nesse último ano. E assim começou a história deles.


Matthew tem TOC e agora precisa cuidar de uma garota com metade do corpo paralisado, que depende dele para muitas coisas. Ele precisará enfrentar desafios e Amy também. O fim do ensino médio está se aproximando e eles tem 1 ano para torná-lo um ano maravilhoso. Talvez os esforços de ambos não sejam suficientes e dois problemáticos juntos não possam fazer a vida um do outro mais divertida, mas talvez sim. E por que não tentar? 

"- Sim, vai ser complicado o caminho. [...] Mas não temos medo do caminho."  
Amy e Matthew, Cammie McGovern

Eu ganhei esse livro de aniversário (de uma amiga especial <3) no ano passado e só pude lê-lo agora. Eu não fazia ideia do que se tratava, mas já tinha me apaixonado pela capa, por ser tão singela e me passar a ideia de tranquilidade. Quando compreendi do que se tratava, fiquei ainda mais curiosa para ver o rumo desse enredo tão desafiador e cheio de novidades. Conheci Amy, aos poucos entendi seu problema, conheci Matthew e descobri o seu TOC bem no começo de tudo. Me interessei, quis me aproximar deles como se fossem pessoas reais! 

A história toda me trouxe tantos momentos de comoção! Pelo lado bom, pois traz uma amizade incrivelmente linda, cheia de pequenos momentos significativos, carinhosos e verdadeiros, e pelo lado ruim, pois são duas pessoas com sérios problemas e que enfrentam seus desafios. Eu devo dizer que aprendi MUITO com tantas situações na história... 


Amy e Matthew estão na minha lista de personagens preferidos, pertinho do Auggie (de Extraordinário). E o livro em si está na minha lista de favoritos. É um livro para devorar, para se apaixonar, para mergulhar nas páginas e só sair no final delas. Fiquei com um vazio no peito após acabar e com vontade de saber aonde essa história vai depois do fim que nos foi apresentado. Fica a indicação de uma leitura maravilhosa e cheia de aprendizados!







12 Comentários | BLOGGER
Comentários | FACEBOOK

12 comentários:

  1. Gente, eu quero muito ler esse livro. Eu me interessei pela capa, mas depois que eu soube do que se tratava, eu fiquei mais animada pra ler.
    Amei as fotos! Sempre lindas!
    Beijos
    Balaio de Babados
    Participe do sorteio Mês das Mulheres em Dobro
    Porcelana - Financiamento Coletivo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu me apaixonei pelo livro bem assim também! *_* É lindíssimo!
      Muito obrigada. <333

      Beijos

      Excluir
  2. Olá Brenda,

    Desde o momento que li a sinopse desse livro me apaixonei. Sei que vai ser uma história que me tocará bastante e com certeza tirarei muito aprendizado com os personagens. ❤️

    Parabéns pelo blog e pela resenha!

    www.booksimpressions.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Raissa! <3
      É exatamente assim. Pelo menos foi a experiência que eu tive com a leitura. Espero que você goste. *_*
      Muito obrigada!!

      Beijos

      Excluir
  3. this so cute, i like it
    http://www.melodyjacob.com/

    ResponderExcluir
  4. Esse livro está na minha lista de desejados faz tanto tempo! Além de tudo, que capa é essa?! Tão simples, mas ao mesmo tempo tão bonita. Adoro livros que traz algumas lágrimas rs.

    (http://psamoleitura.blogspot.com.br)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não é?? Essa capa é uma das coisas mais fofas que eu já vi!!! Também amo livros assim. kkkk

      Beijos!

      Excluir
  5. Que interessante, eu já tinha uma certa curiosidade sobre esse livro por muita gente falar bem dele e pela capa fofa mas não fazia ideia sobre o quê se tratava. Vou procurar dar uma chance pra ele ;)
    Adorei o post, beijo!

    Sorriso Espontâneo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É um amor de livro. <3 Espero que possa ler e goste.

      Beijos

      Excluir
  6. Esse parece ser um ótimo livro, fiquei muito instigado a ler, se achar na biblioteca daqui da minha cidade irei ler. Também tenho um apreço pelo Auggie do Extraordinário, ele me conquistou de uma forma...

    Abraços!
    Uma Leitura Qualquer

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É bastante interessante, uma história bonita! Leia siiim! *_* Eu sou apaixonada pelo Auggie também, desse mesmo jeitinho!

      Beijos

      Excluir

 
© Postando Trechos, VERSION: 02 - Dentro do céu - Agosto/2016. Todos os direitos reservados.
Criado por: Maidy Lacerda
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo